Vida na contagem regressiva

Olho um jornal próximo de mim que traz uma reportagem sobre o mistério do avião da Malásia, o acidente do Michael Schumacher, uma afirmação de que a morte não escolhe hora nem lugar e um questionamento: o que você faria se tivesse apenas alguns minutos de vida?

Uma pergunta um tanto quanto idiota. Se você fosse informado que lhe restam apenas quatro minutos de vida, mal teria tempo para planejar qualquer coisa até absorver o choque. Com sorte, você conseguirá pegar o telefone e perguntar para sua mãe:
- Mãe, no céu tem pão?
E morrer.

A pergunta faria muito mais sentido se questionasse o que é que você faria se você tivesse apenas alguns dias de vida. Ai sim, naquela cena clássica de filmes e de piadas, o médico lhe passa um prognóstico negativo de 30 dias de vida, você tem tempo para planejar o que é que vai fazer.

Vale lembrar que esse prognóstico é bizarro, porque nenhum médico tem a capacidade de fazer um calendário da morte. Mesmo assim, essa é uma pergunta boa para se fazer, assim como aquela “o que você levaria para uma ilha deserta”. Pois bem, o que é que você faria se lhe restassem 37 dias de vida? Você poderia chorar por um dia ou dois e pegar o terceiro dia para fazer um planejamento das suas ações e então tocar o terror.

Quase todo mundo que recebe a notícia de que vai morrer, planeja uma vingança contra a vida que se encerra. As preocupações materiais se encerram, porque em pouco tempo o dinheiro não vai servir pra mais nada. Também acabam as preocupações com os riscos, porque de certa forma, se você vai morrer mesmo, tanto faz se vai ser alguns dias antes. As regras sociais vão para o espaço, você não vai ter tempo para ser julgado e para conviver com a cara de reprovação das pessoas. Algumas situações.

Correr Pelado nas Ruas.
Vinícius Gressana sempre quis fazer isso em um dia em que o Brasil disputasse uma final de Copa do Mundo. Para azar dele, desde que Vinícius virou maior de idade o Brasil jamais chegou a uma final. Correr pelado provoca choque na sociedade e desafia as leis. De qualquer forma, recomendamos que corra nu apenas no último dia de vida. Por mais que seja divertido, a nudez em público vai contra a constituição nacional e você não vai fazer tudo isso para morrer na cadeia.

Dar uma banana no trabalho.
Marquinho, fez o relatório? Fiz e vou enfiar no teu cu, seu filho da puta. Demitido sumariamente, o Marquinho aproveitou para quebrar o telefone, jogar papeis para cima e mandar geral tomar no cu. Tachado de louco pelos seus companheiros, que uma semana depois apareceram no seu velório. Além de sacanear geral, Marquinho ainda fez com seu chefe ficasse com remorsos pelo resto da vida.

Estourar o cartão de crédito.
Levar os amigos para o bar e pagar a conta de todo mundo. Chamar os mendigos pra comer no Mahalo, álcool, mulheres, drogas, liberou geral. Um porém: só faça isso se você não tiver herdeiros, responsáveis por pagar a dívida astronômica depois.

Viajar.
Embarcar num avião sem destino e dar trabalho para a diplomacia nacional conseguir o traslado do seu corpo de volta ao Brasil.

Gastar tudo em sete belo.
Todo garoto sempre sonhou em chegar na cantina do colégio e gastar sua fortuna de um real em bala sete belo. Desejo que raramente se realizava e esse desejo reprimido pode voltar nos últimos momentos da sua vida, percorrendo os supermercados e acabando com todo o estoque de sete belo da cidade.

Comentários