Vai Ter Copa?

Eis a pergunta que atormenta o cidadão brasileiro médio. Por onde ele anda sua mente vaga em questionamentos sobre a realização da Copa do Mundo. Ao mesmo tempo em que os meios de comunicação de massa e as autoridades responsáveis garantem que vai ter Copa, manifestantes e pichadores de muro afirmam que não vai ter Copa. Ninguém chega a um consenso e essa falta de certeza sobre o futuro altera o planejamento da nossa rotina. Sim, imagine como sua vida será diretamente afetada pela realização ou não da Copa do Mundo. Pontos facultativos, turistas, toques de recolher, gás de pimenta...

Para tentar resolver essa questão, peguei o telefone e liguei para Vinícius Gressana. Vinícius é famoso, tem um blog de sucesso e consegue entender o que o povo quer. Ele atendeu eu perguntei se vai ter copa. Vinícius ficou em silêncio e então me respondeu que talvez. Agradeci e desliguei.

Como um bom jornalista investigativo, parti em busca de uma segunda opinião. Entrei no site da Petrobrás e resolvi conversar com o robô Ed. Ele está a uns dez anos respondendo perguntas inúteis, pertence a uma grande corporação e também devia saber das coisas. Travamos o seguinte diálogo.
- vai ter copa?
- A Copa do Mundo sempre acontece de 4 em 4 anos. O Brasil já foi campeão uma porção de vezes.
- foram cinco vezes
- Eu sei multiplicar desde que você coloque os símbolos adequados. Escrever X ou Vezes não adianta (mas o asterisco serve sim). E em vez de escrever os números por extenso, digite os algarismos.
- mas vai ter copa ou não?
- A Copa do Mundo sempre acontece de 4 em 4 anos. A de 2010 foi na África do Sul e a de 2014 é no Brasil!
- Sim ou não?
- Talvez... Hehehe
- Sim ou não?
- Hahaha.
- Responde, por favor.
- Mas eu sempre respondo! Bom, posso não responder exatamente o que você perguntou, é uma de minhas manias...
- Vai ter?
- Ter ou não ter: eis a questão. (zizizizzz, te enganei: essa frase não é a do Shakespeare).
- desisto
- Eu não desisto fácil não.

Esse robô songo-mongo não me ajudou muito. Mas, ele representa um órgão estatal e a sua reticência em confirmar a realização da copa colocou uma pulga atrás da minha orelha. Deve ter coisa aí.

Saí para caminhar, para refletir sobre a questão e chegar a uma solução. Passei em frente a um supermercado que garantia a minha satisfação. Perguntei para o primeiro funcionário que eu vi se vai ter copa. Ele me mandou ir à seção de frios e entendi que quem trabalha na seção de frios, seccionando presuntos, protegido do frio, tem uma posição privilegiada e conhece a vida. Chegando lá perguntei para ele se vai ter copa e ele me respondeu que tinha apenas presunto e salame.

No momento a situação pendia para a não realização do torneio, mas as respostas não estavam claras. Só me restava ir até a Casa de Diversão Noturna Carnicentas para perguntar a Pai Jorginho de Ogum se a copa será realizada ou não.

Ao chegar lá, tratei de perguntar aos outros integrantes se vai ter copa. Marcão disse que sim, Hanz disse que sim, Alfredo Chagas falou que não vai ter porra nenhuma, que o Brasil vai ser hexa e que abaixa o capital, enquanto que Cão Leproso não me disse nada. Ficou apenas fitando o vazio com olhos tristes.

Pai Jorginho de Ogum sentou em sua cadeira celestial, chacoalhou o rosto e virou uma dose de cachaça. Começou a se concentrar e eu interrompi. Disse que queria a sua opinião pessoal, a opinião de homem que já viveu de tudo e que olha a morte com desdém. Ele então me disse que achava, pessoalmente, que não haveria Copa, mas que viu o futuro e que no futuro vai ter Copa. Perguntei o porquê dessa contradição e ele disse que sabia separar o trabalho do lazer.

Agradecia ao Mensageiro da Sorte e disse que os leitores do blog ficariam felizes, porque a partir de agora eles saberiam se vai ter Copa ou não.

Comentários