Polêmica Merda da Semana


E o Lulu heim? O aplicativo que permitia que as mulheres avaliassem o desempenho sexual dos homens e que provocou indignação, ações judiciais e debates acalorados na internet. Ele ainda existe? Ele já acabou? As pessoas já o aceitam normalmente? Não escuto ninguém falar mais nada sobre ele desde... uns quinze dias depois que ele virou notícia.

E os rolezinhos? Se lembram? Os jovens da periferia que promoviam invasões aos shoppings, promovendo debates entre esquerda e direita. Eles promoviam o terror? Queriam apenas diversão? Acredito que os rolezinhos já acabaram, porque também não escuto falar sobre mais nenhum deles.

A venda do WhatsApp para o Facebook, biografias não autorizadas, a torcedora que mostrou o sutiã, uma piada sem graça de algum comediante de stand-up, o preço do tomate, alguma coisa que aconteceu em um reality show, jornalista dinamarquês que falou mal do Brasil, enfim, toda semana a internet quase acaba por conta de alguma polêmica merda.

É realmente difícil saber como é que essas polêmicas começam e é difícil se posicionar diante delas. Em pouco tempo, apoiar ou não a avaliação de homens em um aplicativo da internet se torna uma questão ideológica, de direita, esquerda, conservadorismo, liberalismo, de ser progressista ou retrógrado, vanguardista ou reacionário. Quando você finalmente chega a um consenso pessoal, logo vê que uma pessoa que você abomina defende a mesma coisa e logo passa a se autoduvidar.

Não dá para se manter a margem. Você é praticamente forçado a participar do embate virtual. O Arnaldo Jabor falou sobre o assunto, seu amigo falou, seu inimigo também, aquele débil mental que estudou com você na quarta série idem, o Mídia Ninja está cobrindo, você tem que falar o que acha. Logo, a discussão passa a ser sobre o comentário do Lobão, o editorial do O Globo, do Pablo Capilé, da Rachel Sheherazade.

Rachel Sheherazade. Eis uma pessoa que, mais do que jornalista, apresentadora de telejornal, diria mais até do que um ser humano, Rachel Sheherazade é uma geradora de polêmicas merda. Como uma espécie de Midas da polêmica merda, tudo o que ela fala, escreve, ou toca, será debatido de maneira ridícula na internet.

Xerazade já foi elogiada por criticar políticos em seus editoriais, já foi ridicularizada por sua postura reacionária, já falaram que era um absurdo o que ela falara e que é um absurdo que as pessoas queiram que ela pare de falar, absurdo maior o Silvio Santos não a deixar falar. Direito a opinião? Limites da opinião? Ética profissional? Todos esses assuntos são misturados em um grande liquidificador de excrementos.

O pior de tudo é que esses fatos são esquecidos logo na semana seguinte. As pessoas se preparam para uma carnificina virtual e ela não acontece. Logo depois, a polêmica merda é substituída por uma nova e as pessoas encontram novos assuntos, se unem aos antigos adversários e, enfim. Preciso de uma lobotomia.

Comentários