Mundo Gourmet


A primeira vez em que eu vi a palavra “gourmet” foi em uma história em quadrinhos da Turma da Mônica. Nela, a Magali era convidada por um homem mais velho para se transformar em gourmet. Lembro-me de perguntar para minha mãe o que era gurmete e então, ela me explicou que era alguém que experimentava comidas. Era isso que Magali fazia naquela história, mas não dava muito certo porque ela comia tudo rapidamente.

A Wikipédia traz uma explicação bem confusa sobre a palavra. Veja só. “Gourmet é o a de haute cuisine ou alta cozinha, evocando assim um ideal cultural, associado com as artes culinárias. Assim um vinho ou um restaurante diz-se gourmet quando este é de alta qualidade e está reservado a paladares mais avançados e a experiências gastronómicas mais elaboradas. Por consequência os produtos e ou refeições gourmet são normalmente mais caras que os seus equivalentes não gourmet. A palavra gourmet tem ascendência francesa e o seu significado original designava os bons apreciadores de vinho, os verdadeiros conhecedores. Actualmente já faz parte do vocabulário português e alargou o seu âmbito a tudo o que se relaciona com os prazeres da mesa, sempre na perspectiva da autenticidade e da qualidade”.

Recentemente o Brasil foi invadido pelos gourmets. Bem isso não significa que uma série de franceses bichas com chapeuzinhos ridículos e aventais patéticos desembarcou em portas-aviões ancorados em nossos litorais. Sim, cada vez mais temos franceses que cozinham em programas do Multishow, mas não é disso que eu estou falando.

Falo sim do tanto de restaurantes ou outros estabelecimentos com a palavra “gourmet” no nome. Hambúrguer gourmet, por exemplo, virou uma espécie de sanduíche. Para fabricar seu próprio Hambúrguer Gourmet, basta colocar uma maionese com ervas e bacon, porque esses pedaços de banha de porco fazem o maior sucesso.

Se você vai ao aeroporto de Guarulhos encontra um brigadeiro gourmet. Provavelmente é uma bolinha de chocolate com confeitos coloridos e sabores exóticos que custa o triplo do que um brigadeiro normal deve custar. Existem pizzas gourmets e se bobear, até uma dobradinha gourmet.

Acredito que a maior de todas as pragas é o “espaço gourmet”, presente em todos os condomínios e residenciais com nomes afrescalhados inaugurados diariamente em vários logradouros brasileiros. A primeira vez que vi uma propaganda de condomínio com espaço gourmet, imaginei que era um lugar com aqueles fogões elétricos, panelas brilhantes e que os condôminos se reuniam para fazer pratos com pouca comida e muita salada decorativa com molho espalhado em formas de risco. E claro, todos com aventais e chapéus ridículos.

Mas não é nada disso. O espaço gourmet nada mais é do que o bom e velho salão de festas, ou churrasqueira. Um lugar em que você pode juntar algumas pessoas a mais, uma vez que o seu apartamento provavelmente não suporta muitas pessoas. Churrasqueira. Virou espaço gourmet.

Daqui a pouco, o laboratório de exames de fezes vai virar um Merda Gourmet, onde as pessoas defecam em salas completamente brancas enquanto o som ambiente reproduz alguma coisa do Kenny G (Kenny G é o saxofone gourmet). Se depois os coprófagos darão um sentido gourmet mais amplo ao local, não é problema meu.

Comentários