Medicina Alternativa

- Cara, o que aconteceu no seu braço?
- Ah, nada não. Foi só um corte.
- Mas, mas... você já foi no médico?
- Não, to passando óleo de carapicuía, já está melhorando. É um cicatrizante natural, feito de uma semente lá do sítio da minha avó.
- Mas, cara! O seu braço está azul!
- Normal, no começo é assim mesmo, já já passa.
- E essas moscas? Faz quanto tempo que você tá passando isso?
- Seis meses.
- Cara, vai no médico!
- Besteira, o óleo de carapicuía resolve.

Você provavelmente conhece algum integrante do seu círculo social que é adepto da medicina alternativa. Alguém que passa um bom tempo consultando algum raizeiro na praça central, vendo as últimas novidades para enxaqueca, bicho de pé e verruga na virilha. Aquela erva daninha que nasce lá na beirada da estrada da Guia, então, você pega ela é amassa e passa na virilha, todo dia de manhã, mas não pode tomar banho. Em pouco tempo a verruga seca.

- Cara, eu dei uma olhada nessa tal de carapicuía na internet, parece que ela é cancerígena até.
- Besteira, você ainda acredita na internet? Minha avó sempre usou isso aqui.
- Mas lá descreve os sintomas igual o que você tem, primeiro o braço fica azul depois as unhas... cara cadê suas unhas na mão?
- Caíram, mas não dá nada não, faz parte do tratamento, a pele em volta do braço está renascendo pra ficar mais forte. Já comecei a passar extrato de lichia também, pra ajudar no crescimento da unha.

Os adeptos da medicina alternativa são fortes em seus princípios e não dão o braço a torcer quando seus produtos são questionados. Eles sabem tudo o que é preciso para tratar as mais diversas enfermidades, com ênfase nos problemas de pele. “Sabe o que é bom pra frieira no pé? Urina. Aquela primeira mijada do dia, coloca ela numa bacia e coloca o pé lá dentro. Cura num instantinho”. Micose, fungos e até mesmo queimaduras podem ser curadas na base da urina.

- Falei com um primo meu que é médico e essa caripicuia é cancerígena mesmo.
- Médico não entende nada, isso é lobby da indústria farmacêutica para empurrar esses remédios dela, que são caros e não resolvem nada.
- Cara, tem uma bola debaixo da sua orelha esquerda!
- Relaxa, um extrato de girambola já tá resolvendo isso aqui.

Há um curioso ramo dentro da medicina alternativa, que é a medicina alternativa industrializada. Sabe como é, aquelas capsulas que você tem que tomar três todo dia, sempre em jejum e vai resolver sua vida. Quem não se lembra do cogumelo do sol? Que hidrata a alma, cura câncer, impotência, calvície e ejaculação precoces. Previne diabetes e ainda é rica em fosfato. Em certos momentos, a medicina alternativa se confunde com um livro de simpatias. Não duvido que pra curar sinusite você tem que escrever seu nome numa folha de alface e guardá-la dentro da bíblia, na página do salmo 13.

- Cara! Seu braço, o que aconteceu!
- Ah, caiu.
- Caiu como?
- Acordei, ele estava na cama. Mas, tudo bem, ele já andava dormente faz umas três semanas.
- Cara, eu falei que aquela raiz que você tava tomando fazia mal.
- Não tem nada haver, foi um acidente. Já estou passando creme de abatatidura pra prevenir a queda de cabelo.
- Seus dentes cara! Seus dentes estão pretos.
- Estou escovando o dente com pasta de romarana, uma fruta que nasce lá no acesso pra Marzagão. Essas pastas de dente não servem pra nada.

E morreu.

Comentários