Quando o ano começa, afinal?

No Brasil é normal dizer que o ano só começo depois do carnaval. Por trás deste exagero, de fato existem muitas razões para postergar o começo do ano e o subsequente começo dos trabalhos mais sérios.

Tecnicamente, 2014 começou no exato momento em que o ponteiro dos segundos ultrapassou o 12, deixando o ponteiro dos minutos e das horas para trás. As pessoas gritaram, as pessoas comemoraram e pronto: estávamos em um ano novo. No entanto, Einstein já nos ensinou que o tempo é relativo, portanto, estar em um novo ano não significa necessariamente que ele começou. A noção do começo costuma a ser atrelada ao momento em que o trabalho chega.

Veja que o ano já começa com um feriado e em muitos lugares com um recesso. Janeiro é o período das férias e as capitais ficam vazias, com todas as pessoas se amontoando expostas ao sol em pequenas faixas de areia na beira de uma imensidão de água salgada. Logo depois, em algum momento indeterminado que fica entre fevereiro e março o carnaval chega e as pessoas voltam a se dedicar ao ócio. Para completar, as duas maiores cidades do país têm feriados municipais no começo do ano. Assim sendo, os dias entre o Réveillon e o carnaval passam em uma espécie de Stand By.

No momento em que o último envelope é aberto e a Beija-Flor é declarada campeã do carnaval carioca, o ano deveria começar. Mas, já é quarta-feira, o expediente volta só depois do meio-dia e o final de semana está logo aí. Não podemos esquecer também, que apenas 40 dias depois do Carnaval chega a Páscoa e logo depois já temos Tiradentes e o dia do Trabalho não está muito longe, isso sem contar finados. Quando acaba, nós já estamos em Julho, as crianças saem de férias, as coisas esfriam.

Então já vem a independência, o dia da padroeira, finados, proclamação da repúbica, consciência negra¹... e então já estamos no Natal, abraçando nossos inimigos e desejando que no ano que vem tudo vai ser melhor. Quando vamos ver já estaremos em 2015 e o ciclo começará depois e nunca mais irá se encerrar.

De certa forma então, é possível dizer que o ano nunca começa, nenhum ano jamais começou. O ano é apenas uma convenção é cabe a cada um de nós decidir quando ele vai enfim começar. Você pode ser desses ativos que acordam no 1º de Janeiro cheio de disposição, mas pode ser daqueles que acha que o ano não termina nunca no dia 1º.

Imagino que algumas profissões devam ter algum paradigma de começo de ano. O dentista sabe que seu ano começou quando ele fez seu primeiro canal. O repórter de polícia começa o ano no primeiro defunto e o coveiro no seu primeiro enterro. Para alguns, o ano já começou e, no entanto o mês já acabou porque o salário só deu pra 10 dias.

Na china eles estão no ano 4711. Para os judeus já passamos do ano 5 mil e para os árabes ainda estamos em 1435. Para os maias o mundo já não existe mais e para você, quando o ano começa?

¹Infelizmente, este não é o caso de 2014. Ano em que todos os feriados do segundo semestre irão cair em sábados e domingos.

Comentários