Perspectivas para 2014

Até o presente momento, não é possível dizer que 2013 tenha sido um ano de glórias absolutas para o CH3. Pela primeira vez em sua história, o blog conviveu com um decréscimo no número de sua visitas, contraposto apenas pelo sucesso extemporâneo de uma ou outra postagem que se viraliza na internet. Pensando em mudar essa realidade, o Conselho Fiscal do blog se reuniu para tomar decisões que podem passar pela linha editorial das publicações.

O ombudsman do blog, Luiz Eduardo Doria, explica que uma análise em outros sites de sucesso, mostram que eles são especializados em um determinado tema. "Podemos ver que existem blogs de celebridades, blogs de futebol, blogs de videogame ou sobre decoração, ou ainda sobre postar comentários totalmente sem graça sobre notícias inúteis. O CH3 não segue essa tendência. Em um dia, nós vemos um post sobre o Enem, no outro é sobre panetone, depois é sobre o David Guetta... O leitor fica perdido".

Alfredo Chagas, presidente interino do departamento de assuntos estratégicos do CH3 decidiu contratar uma consultoria para apontar os possíveis caminhos do blog. Seus membros passarão por workshops, palestras, oficinas e essas outras coisas que no fundo parecem ser a mesma coisa.

O inventor da roda e consultor empresarial Max Gehringer sugere que existem muitos caminhos para serem seguidos e que o CH3 deve buscar um diferencial. "Já temos muitos blogs de moda, de futebol e temos o tumblr que é uma coisa doida que ninguém entende. Para conseguir um lugar de destaque na blogsfera é preciso ter uma postura proativa e chegar aonde nenhuma Adriana jamais esteve", disse Gehringer que também adora trocadilhos fáceis.

Na reunião do Comitê Deliberativo, algumas sugestões foram levantas para a mudança editorial do CH3. Uma das opções é transformar o espaço em um blog sobre o loonerismo o popular e desconhecido fetiche por balões. "Encochar um balão vai muito além do ato de simplesmente encochar um balão", explica Vinícius Gressana, membro fundador do blog. "Existem questões ligadas a descriminalização do autor e sobre a sua prática em estabelecimentos públicos".

Pesquisas também indicam que há um mercado crescente de pessoas que digitam com a testa. yhhyhyu. Um recente estudo feito pela hyhy universidade de Harvard mostra que pessoas que digitam com a testa yiuoijoiioj são o futuro da internet e abrir um blog sobre o tema agora hghjnnnvgfhnjmmmmmg pode ser uma grande aposta para o futuro.

Outra opção levantada foi centralizar o foco em posts sobre a astronomia, confundindo-a com astrologia. Levantamentos de mercado demonstram que muitas pessoas confundem astronomia e astrologia e gostam de discutir o assunto, misturando-os. No entanto, essas discussões ocorrem apenas no Orkut e a criação de um blog sobre isso poderia agregar essa comunidade e gerar muitos pageviews.

Todos nós sabemos que a onda retrô costuma a recuperar os assuntos que estiveram na moda há 20 anos atrás. Em pouco tempo, chegará o flashback dos anos 2000 e então será a hora de começar a discutir as bandas de New Metal do começo do século. É preciso alçar o Linkin' Park ao posto de lenda do rock? E a versão de Behind Blue Eyes do Limp Bizkit é melhor que a original do The Who? Como boa parte dos membros do blog viveu essas temas em sua própria adolescência, essa experiência poderá ser importante.

Para finalizar, as unhas são uma tendência mundial da internet inteira. No entanto, essa vertente leva em conta apenas as unhas femininas, excluindo os homens do mercado. É preciso observar que cada vez mais cresce o número de metrossexuais no Brasil, portanto, é preciso um espaço para discutir as unhas masculinas. Como cortá-las? Com serrote, machado, cortador de unha? Hora de tirar esse tema do armário e abraçar a causa.

Seguindo um desses caminhos, acredito que o CH3 terá um glorioso ano de 2014.

Atenciosamente
A Diretoria.

Comentários