Editora CH3: Biografias

A Editora CH3 havia preparado uma grande surpresa para seus leitores neste final de ano: iríamos lançar uma série de biografias imperdíveis sobre personalidades da política, da cultura, do esporte, das ruas. No entanto, a recente polêmica protagonizada por um grupo que é contra a publicação de biografias não autorizadas, derrubou nossos planos. Restou-nos apenas uma meia dúzia de títulos, lançados abaixo. Uma boa opção de presente para os amigos ocultos deste final de ano.

Pai Jorginho de Ogum – A Autobiografia não autorizada
Pai Jorginho de Ogum, o pai de santo camarada, incorporou o espírito de vários escritores famosos como Machado de Assis, Shakespeare, Oscar Wilde, Vargas Llosa, Scott Fitzgerald e Paulo Coelho, para escrever a sua autobiografia. Grandes lances da sua vida, como o dia em que queimou um mendigo no Morro do Vidigal, ou seu único gol marcado pelo Flamengo em um amistoso do time sub-15 são lembrados hora de maneira realista, hora de maneira poética e às vezes por meio de aforismos. No entanto, Jorginho de Ogum não gostou do resultado final da obra e não autorizou a publicação do livro. O caso foi parar no STF e os 11 ministros estão batendo cabeça para decidir de quem é a autoria da publicação.

“Foi a cotovia, arauto da manhã, e não o rouxinol quem me inspirou. Olha, aquele gol, as riscas invejosas que tecem um rendado nas redes adversárias que vão partindo para debaixo das traves. O grito das arquibancadas consumiram-se, e o dia, bem-disposto, põe-se nas pontas dos meus pés sobre os cimos nevoentos dos vestiários. Se navegar é preciso, marcar um gol não é preciso”.

Rubens Galaxe, uma vida nos gramados
A trajetória do zagueiro Rubens Galaxe, que defendeu o Fluminense por 12 anos e depois que parou de jogar futebol, ninguém nunca mais ouviu falar. Muito menos o autor da obra, que preferiu não abordar sua vida depois da aposentadoria.

Benga Boys – Do inferno ao caos
O jornalista Guilherme Blatt realizou um trabalho de fôlego, recontando a incrível saga da banda Benga Boys, surgida em Cuiabá no começo dos anos 90 e que foi responsável por agitar a cena ultrahardcore xiita da época. No entanto, a família do falecido João Cavalo entrou com um processo na justiça e vários trechos da obra tiveram que ser omitidos, como a mudança de sexo do vocalista Zé Coveiro, os discos de axé e dance que o grupo lançou e o abuso de drogas por parte dos integrantes. Irá decepcionar os seus fãs (mesmo que sejam poucos).

Hitler – A biografia autorizada
Na história contada por familiares e pessoas próximas, Adolf Hitler ganha uma versão diferente da oficial. Ele é mostrado como alguém que adorava sua família, seus cachorros e a música clássica. O livro abre aspas para explicar algumas polêmicas da vida deste grande líder, como aquilo que alguns chamam de holocausto. “Hitler achava que os judeus eram muito mais felizes juntos e previu a criação de pequenas cidades, onde eles poderiam finalmente ter sua própria terra para trabalhar. No entanto, a vida de uma cidade nova é complicada e eles enfrentaram alguns problemas com o sistema de encanamento”. Contém fotos do estadista sorridente em momentos de lazer.

José Dirceu – Minha vida, minha luta
O auxiliar administrativo José Dirceu relembra sua vida em detalhes, com destaque para sua paixão pelo boxe. Um capítulo especial é dedicado para a luta da sua vida, o embate entre Mike Tyson e James Buster Douglas em 1990. “Na frente da TV, eu me preparava para uma luta que seria teoricamente rápida, mas que durou muito mais do que o previsto. Eu não sabia o que ia acontecer. Nem imaginava que minha mãe morreria, vítima de um AVC, durante o quinto assalto. Também, quem imaginaria uma luta do Tyson com mais de três rounds?”. Em um capítulo a parte, ele relembra as vezes em que já apanhou na rua e foi ofendido pelo telefone, ao ser confundido com um homônimo famoso.

A Perna
A biografia de um pedaço de alguém que um dia se foi e ninguém nunca mais viu, apenas ouviu falar.

Comentários