Conversas Profissionais Excludentes

Se você já teve a oportunidade de conversar com um militar ou de escutar dois deles conversando, deve ter se impressionado com a incrível capacidade que os militares têm de saber as patentes de todo o quartel. Não sei dizer qual é o elemento que diferencia um do outro, para que eles saibam quem é o sargento, ou soldado ou o major. Talvez seja a roupa, talvez o corte de cabelo ou algum gesto específico feito com a mão. Eles podem se reconhecer mesmo quando estão a paisana¹.

Ainda mais assustador é o fato de que eles sabem todo o histórico de ascensão hierárquica da corporação.
- Coronel Heiderson foi promovido no governo Quércia?
- Não, não, ele veio do R37, aquele programa que formou 42 coronéis em 1992.
- Ah, verdade, ele não é da reserva.
- Sim, ele era praça lá no 22BPM e conseguiu entrar nesse curso.
- Ele não fez o CFOA? Foi igual o Major Baptista?
- Não fez não. O Baptista não é capitão?
- Não, o ato foi revogado.
Temos na foto o Cabo Messias, Cabo Andrade, Soldado Wellington do 12BEC, Sargento Garcia, Cabo Andrade, Tenente Farias, Coronel Rodisberto, que chegou ao posto depois de virar motorista de um deputado, cabo Fonseca, Major Pereira, Soldado Divino, o Jean que jogou no Fluminense e o tenente-coronel Edmar, oriundo da geração 83 do Curso Técnico.

Para quem não está inteirado nos assuntos militares, a conversa é totalmente excludente.

A carreira militar costuma a ser admirada por diversos segmentos da sociedade. Existe uma grande parcela da humanidade que vive com o sonho de se transformar em polícia. Existem pais que sonham de olhos abertos, mirando o horizonte com a cabeça perdida em meio aos devaneios sobre a visão do seu filho fardado como oficial da marinha, do exército ou da aeronáutica.

A minha teoria, é que as conversas profissionais excludentes são essenciais para que uma profissão seja respeitada. A partir do momento em que os leigos não conseguem entender a conversa dos profissionais, a categoria sobe de nível. Repare em dois técnicos de informática conversando sobre processadores e placas. Repare no respeito que você nutre por esses profissionais.

Advogados podem conversar horas sobre habeas corpus e outros termos que quem não postula uma carteira da OAB jamais vai entender. Médicos podem ser enigmaticamente incomunicáveis por meio de seus bilhetes escritos a mão. Economistas passam a vida inteira falando coisas que ninguém consegue traduzir, assim como os membros de coletivos culturais. É uma forma de subjugar o adversário por meio de sua ignorância. Utilizando de uma conversa excludente, a atividade adquire um ar místico e sobrenatural de conhecimento atávico.

Lei da oferta e da procura no meio-fio
Porque os garis são tão ignorados por Boris Casoy? Porque ele não tem nenhuma conversa excludente, eles apenas varrem as ruas. Se pudessem encaixar um benchmarking entre suas vassouradas, tenho certeza de que eles seriam pequenos milionários. Veja o caso dos mecânicos. Eles têm sido mais respeitados pela sociedade porque as novas gerações entendem cada vez menos de mecânica e suas conversas sobre correia dentada, filtro de ar, rolamento e alternador são cada vez mais incompreensíveis. Em um futuro próximo, mecânicos serão profissionais altamente remunerados².

E nós, jornalistas? Nossa conversa não é nem um pouco excludente, somos doutrinados a falar de um modo compreensível e nosso único jargão é o lead, que não é lá tão impressionante. Veja que no nosso meio, os fotógrafos são mais impactantes, porque quando eles se juntam, conseguem conversar por horas sobre os seus equipamentos. Eles demonstram um conhecimento, nato, legítimo e ungido.
- Essa sua lente é uma 300?
- Uma 400. Tem uma abertura muito boa.
- O obturador é automático?
- Prefiro manual, dá pra trabalhar com um tempo de exposição maior.
- Essa é boa pra movimentos?
- Boa, mas nem tanto como a P460.

¹ Se você quer uma dica para sua vida, essa dica é: não tente entrar em um jogo de adivinhações de patente. Chamar um tenente-coronel de capitão é o suficiente para que você seja levado até uma sala escura, decorada com instrumentos de tortura medieval, onde você será golpeado de maneira cruel até acertar a patente do oficial. Na dúvida, chame qualquer um de coronel.
² Em compensação, eles continuarão a dirigir carros velhos. Dirigir um carro velho que parece que vai desmontar a qualquer momento é pré-requisito para um mecânico confiável.

Comentários