A Normalidade

Comprar xampu, definitivamente, não é uma tarefa para principiantes. Uma prateleira de xampus no supermercado é uma janela para o mundo com uma infinidade de tubos das mais diferentes cores, formas e especificações. Xampu para cabelos escuros, claros, tingidos. Cabelos lisos, ondulados, cacheados, crespos, étnicos. Cabelo seco ou oleoso. E também para cabelos normais. Intrigantes cabelos normais.

Todo cabelo é uma apêndice cônico e fino, levemente ácido, que nasce na pele dos mamíferos. Tem como função primordial isolar termicamente a cabeça. Existem uma série de fatores genéticos inexplicáveis dentro da linha editorial deste blog que fazem os cabelos terem suas características. Da mesma forma é uma longa história que transformou os cabelos no principal item da vaidade humana. Mas, até onde eu saiba, todos os cabelos são normais.

A existência de um xampu para cabelos normais implica automaticamente na existência de cabelos anormais. Cabelos normais obedecem todas as especificações técnicas já citadas. E os cabelos anormais? Olhando ao meu redor não nota a existência de ninguém que tenha cabelos que não pareçam normais. Não vejo ninguém com um cabelo formando por pequenas víboras, que cospem fogo. Cabelos feitos de algodão ou que deem choque. Diria que todos parecem absolutamente normais.

Que tipo de xampu usa o Mauro Xampu?
No mundo dos cosméticos existem outros tantos produtos destinados a pessoas normais. Sabonete para peles normais, loção de barbear para pele normal. O conceito de pele normal me parece ainda mais assustador porque eu não consigo imaginar o que é uma pele anormal. Uma pele que derrete ao contato com produtos químicos? Uma pele que evapora? Uma pele que se parece com uma escama?

Imagino o momento em que o médico avisa a seu paciente: “O problema é que você... seus cabelos não são normais”. Motivo de choro compulsivo e consultas a psiquiatras que resultam na receita de centenas de remédios tarja preta. Não ter uma pele normal pode ser ainda mais perigoso. “Observe os sintomas: se seu filho volta para casa em carne viva e se ao tomar banho sua pele cai no chão e entope o ralo, procure um médico: ele pode ter pele anormal”.

Na verdade, o xampu para cabelos normais pretende excluir todos os cabelos que não atendem a critérios estabelecidos naquelas propagandas da L’Oreal. O cabelo oleoso é considerado anormal, mas poxa, um monte de gente tem. Um monte de gente tem pereba na pele mas isso não significa que... bem, não, pereba não é normal não. Mas nunca vi uma propaganda de sabonete para pessoas com pereba.

No mercado, nós poderíamos ter um molho de tomate para estômagos normais. Sim, temos várias pessoas que sofrem de azia ao comer uma bela macarronada ao sugo. Quem tem azia tem um estomago anormal. O activia é um iogurte para intestinos anormais. Desodorantes para sovacos normais e anormais. Tem uns que fedem tanto, que aquilo não pode ser normal. Carros com sensor de estacionamento para motoristas que são anormais na hora de estacionar seu carro.

Só um tipo de pessoa não tem cabelos normais: os carecas.

Comentários