A Glória de Acordar Cedo

Vamos pensar em dois colegas de trabalho que desempenham a mesma função. Devido à escala de trabalho, eles encaram suas jornadas em horários diferentes. O primeiro trabalha das 6h às 16h, enquanto o segundo encara a labuta entre às 10h e 20h. A mesma carga horária para os dois, a mesma quantidade de trabalho para ambos. Eles deveriam receber um tratamento semelhante perante a sociedade, certo? Errado.
Você tá indo e eu tô voltando
O cidadão que bate o ponto às 6h da matina terá uma vantagem moral enorme. Durante o dia, ele poderá se sobrepor aos concorrentes contando sua rotina. Que para estar às 6h da manhã no serviço ele precisa acordar às 4h30 da manhã. Entendeu? 4h30. Enquanto vocês todos ainda estão no conforto de suas camas, quentinhos e sonhando com um campo verdejante do qual você é misteriosamente teletransportado para o pátio da sua escola e você está nu durante a apresentação de um trabalho de história e misteriosamente há um chuveiro dentro da sala, enquanto isso, ele já está acordado. Dando bom dia para o sol e encarando de frente todas as dificuldades da vida, dando um mata leão nos problemas que aparecem, estrangulando-os sem piedade.

E você que entra no serviço às 10h? Uma menininha mimada que acorda às 9h. As nove? Nesse horário ele já atendeu quarenta clientes, já teve uma pausa no café e já deu duas mijadas. Enquanto você está se espreguiçando igual uma bichinha, ele já está na ativa derrubando a tapa todos os obstáculos do trabalho.

Pela lógica, essa diferença não deveria ocorrer, porque os dois trabalham a mesma quantidade de horas, tem a mesma quantidade de trabalho. Você pode até argumentar que ele vai embora às 16h, enquanto você permanece até às 20h. Que quando ele já está na casa dele debaixo do cobertor tomando sopa e assistindo a novela, você ainda está lá, pressionado pelo relógio para resolver os últimos problemas do dia. Mas não adianta.

Essa era a comunidade mais popular do Orkut.
Muito provavelmente, só tinha fakes
Acordar cedo é uma das características mais admiradas em nossa sociedade. Como não é fácil sair da cama, aqueles que vencem esse desafio ainda de madrugada acabam por ganhar status de super-herói. Veja que todo mundo sempre mente pra baixo o horário em que acordou. Se você levantou às 9h55, irá dizer que acordou lá pelas 9 e não lá pelas 10. De tal forma, falar que despertou em algum horário depois das 10h é motivo de desonra. Aqueles que acordam depois das 10h ficam envergonhados, lamentando que naquele dia miseravelmente perderam a hora. Acordar depois do meio-dia é motivo para execração pública.

Perceba, aliás, que ninguém acorda tarde. Converse com um grupo de amigos sobre o horário em que eles acordam no domingo e você receberá respostas do tipo “domingo acordei tarde, às 8h”. Algum corajoso admitirá o despertar após as 9h. Existirão aqueles que acordaram às 4h da manhã e dirão “você estava indo dormir e eu já estava acordado”. A lógica inversa seria a mesma “você já tinha dormido e eu ainda estava acordado”. Mas não há orgulho nessa frase.

Com os avanços da engenharia genética, chegaremos a um dia em que os pais poderão escolher todas as características de seus filhos. Creio que os pais não ligarão para a cor dos olhos, para o colesterol alto ou opção sexual. Mas todos pedirão para que seus filhos sejam capazes de acordar cedo.

Mas, veja que no mundo atual não existe motivo para acordar de madrugada, além da convenção social¹. Em tempos remotos, tínhamos que acordar cedo porque não existia luz elétrica e precisávamos sair da cama antes do sol sair, para dar tempo de cuidar da lavoura e caçar um bisão antes do sol se por. Era preciso dormir cedo porque não havia nada para se fazer na escuridão. Só que, desde que Thomas Edison inventou a luz elétrica após um longo processo de pesquisa envolvendo algodão e um estranho hábito de soltar pipa na chuva, nós estamos livres. Temos luz durante o dia todo (inclusive, todos os comércios e repartições públicas ficam com suas luzes acessas durante o dia) e podemos cumprir nossos afazeres em qualquer horário. Sem pressão social.

¹Nota: outro bom motivo para acordar cedo é ir até a selaria texana para comprar aquela linda sela com a qual seu marido estava sonhando, cavalgando no pasto, montado no Tango.

Comentários