A burocrática arte de enrolar

Na teoria a burocracia serve para dividir as responsabilidades sobre um determinado assunto. Se você chega a uma repartição pública precisando de um alvará para sua boate, você deve ir até o setor de emissão de alvarás para boates. O problema é que logo criam um setor para as boates vermelhas e outra para as boates azuis. Depois do pedido protocolado, os fiscais deverão ir até o estabelecimento para concluir se a boate é realmente azul. Você tem que passar por 35 departamentos até chegar ao seu objetivo final, o que te faz dar um tiro na cabeça e desistir do alvará e da vida.

Na prática a burocracia serve para te irritar. E para permitir o sagaz trocadilho com burrocracia.

Enfim, a burocracia é a principal maneira de se enrolar alguém. Mas, prestadores de serviço em geral, adoram te enrolar. Acontece quando sua internet malditamente sai do ar e você já esgotou seus recursos próprios para resolver o problema. Após alguma insistência, um especialista será enviado até a sua casa em 48 horas. Ele chega e vai ver o modem.
- Não tem nada de errado com o modem.
- Sim, eu sei.
- Você usa filtro de linha?
- Uso.
- Hmm... Tem que ver, quando é isso é o filtro de linha.
- Mas o filtro tá funcionando.

Ele então tira um sagrado filtro de linha da mochila e constata que o problema não é esse. Para um pouco e pensa.
- Você tem cerca elétrica?
- Sim.
- Hmm... Com alarme?
- Sim.
- Hmm... Ligada no telefone?
- Sim.
- Hmmmm... Geralmente é isso, a banda larga não funciona com cerca elétrica ligada no telefone. Tem que ter duas linhas diferentes.
- Mas eu tenho a internet e a cerca há dois anos e tava tudo funcionando até ontem.
- É, mas não tem como.
- Então, como é que estava funcionando até ontem?
- Ó, vou ver, mas quase com certeza é isso.

Quando constata que o problema não é a cerca elétrica, o técnico volta a pensar.
- Tem TV a cabo né... se for conectada no telefone, não tem jeito.
- É por satélite.
- Então...
- Mas também, estava funcionando até ontem.

O técnico passará pelas mais remotas hipóteses. Na sua região não tem sinal de ADSL. O problema é no cabo do seu computador. Todos vão caindo, até que o cidadão resolve ligar na operadora, reconfigurar algumas coisas e resolver o problema. Demora uma meia hora e ele poderia ter resolvido isso há muito tempo, mas ele preferiu te enrolar na tentativa de te convencer que você é o culpado pelos males do mundo e tentar ir embora sem fazer nada.

Acontece quando você tenta resolve um problema na sua assinatura.
- Eu ainda não recebi a revista.
- Não tem problema nenhum na sua assinatura.
- Mas eu não recebi a revista.
- Tá previsto aqui que chega amanhã.

No dia seguinte você volta a ligar e descobre houve um erro no envio que seu exemplar será reenviado. Isso não acontece e você descobre que a assinatura já terminou, mas ninguém teve a capacidade de te informar isso. E você passa a entender o Michael Douglas em um dia de fúria.

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