Guia CH3 da Copa das Confederações

É amanhã amigos, que começa a maior competição esportiva do planeta, depois da Copa do Mundo, das Olimpíadas, Jogos Pan-americanos, Jogos Sul-americanos, Uefa Champions League, Copa Libertadores da América, Campeonato Brasileiro, Liga Mundial de Vôlei e Campeonato Carioca de Showbol. A maior festa popular brasileira depois do Carnaval, São João, Bumba Meu Boi, Páscoa, Réveillon em Copacabana, Réveillon na Paulista e a Festa de São Benedito. Falamos, claro, da Copa das Confederações.

Foi pensando neste evento retumbante, contagiante, grandiloquente, acrobático, rizomático, dantesco, monumental, que o CH3 preparou este sensacional, brilhante, revolucionário, prosopopéico, chauvinista Guia, com tudo o que você precisa saber para não perder um só detalhe do 2º maior torneio de seleções organizado pela Fifa.

AS SELEÇÕES

BRASIL
Os anfitriões entram em campo pressionados. A seleção comandada por Luis Felipe Scolari participará do torneio com a obrigação de conquistar o título, jogando um bom futebol e massacrando impiedosamente seus adversários. A grande dúvida é se Neymar conseguirá marcar quatro gols épicos por partida, ou se ele vai preferir seguir em busca do recorde mundial de simulações de falta.
Destaque: Flávio Murtosa tentará a conquista do único torneio que lhe falta na carreira. E olha que ele nunca chutou uma bola, deu uma entrevista, ou orientou o posicionamento da equipe.

JAPÃO
Até agora, os japoneses são a única seleção classificada para a Copa do Mundo por meio das eliminatórias. Tudo bem que seus adversários eram Austrália, Jordânia, Iraque e Omã, mas não deixa de ser um mérito. O Japão vive um momento histórico, pela primeira vez tem jogadores se destacando no futebol internacional. Fruto de um projeto de longo prazo, que prevê a conquista da Copa do Mundo até 2050.
Destaque: Shinji Kagawa, considerado por muitos como o maior jogador japonês de todos os tempos, o cacofônico meia do Manchester United vai complicar muito narrador.

MÉXICO
Tradicional asa negra da seleção brasileira, os mexicanos deverão vencer o Brasil e complicar a situação da equipe nacional na fase de classificação. Fora isso, não dá pra acreditar muito na equipe, que faz claudicante campanha nas eliminatórias da Concacaf.
Destaque: Javier Hernandez, atacante do Manchester United apelidado carinhosamente de Chicharito, ou, ervilhinha, em uma tradução livre.

ITÁLIA
Ah, Itália. Cannavaro, Totti, Zambrotta… Pois é, a equipe que encantou Fernando Vanucci em 2006 não existe mais. Os italianos chegam ao Brasil com uma seleção parcialmente renovada, que ainda conta com a presença dos eternos Pirlo e Buffon. Um time de tradição, mas que tenderá a não dar a menor bola para este torneio.
Destaque: Mario Balotelli, polêmico atacante do Milan que revela alguns traços de psicopatia. Será um problema se a tropa de choque da PM tentar pará-lo.

ESPANHA
Atuais campeões mundiais, bicampeões europeus, lideres do ranking da Fifa há 50 meses, um time com a base do Barcelona multicampeão nos últimos anos… A lógica apontaria a Espanha como óbvia favorita a conquista do torneio. Mas, todos nós sabemos que a Copa das Confederações atende mais pela lógica da pelada e não dá pra saber o que vai acontecer. Ah, não estranhe que alguns chamem a Espanha de amarelona, caso eles percam o torneio.
Destaque: Fernando Torres, que pode conquistar mais um título, mesmo sendo o centroavante com pior custo benefício da história do futebol mundial.

URUGUAI
Os uruguaios são especialistas em arrasar festas brasileiras e, como eles correm sérios riscos de não se classificarem para a Copa do ano que vem, esta pode ser a última oportunidade de sua história de conseguir um segundo Maracanazzo. Não duvidem disso, o destino adora rir das nossas caras.
Destaque: Luis Suárez, espécie de Edmundo uruguaio. Faz gols na mesma medida em que se envolve em polêmicas racistas e morde o braço de adversários.

TAITI
Curiosamente, a grande zebra da Copa das Confederações, não é nem sequer um país. O Taiti é uma ilha que faz parte da Polinésia Francesa, protetorado francês no oceano pacífico. Os taitianos fariam jogo duro com a equipe de voluntários da competição e chegam ao Brasil com um objetivo audacioso: marcar pelo menos um gol.
Destaque: As belas praias da região.

NIGÉRIA
Kanu, ele é perigoso, se aposentou recentemente, mas a Nigéria continua sendo uma equipe perigosa, recheada de clichês sobre o futebol africano. Força física, desorganização tática, habilidade inconsequente e etc. As vésperas da competição, os jogadores se envolveram em uma polêmica, quando não quiseram viajar para o Brasil por conta de discussões sobre a premiação.
Destaque: Se eles chegarem ao Brasil, preste atenção no bom goleiro Enyeama.

OS ESTÁDIOS
Mané Garrincha - Brasília: Demolido e reconstruído do zero, trata-se de um projeto moderno que atende todos os requisitos da Fifa para segurança e conforto do torcedor.
Castelão – Fortaleza: Passou por ampla reforma, ganhando cobertura e cadeiras com encosto. O gramado foi rebaixado para atender o padrão Fifa de visibilidade.
Arena Pernambuco - Recife: Construído do zero, trata-se de um projeto moderno que atende todos os requisitos da Fifa para segurança e conforto do torcedor.
Mineirão – Belo Horizonte: Passou por ampla reforma, ganhando cobertura e cadeiras com encosto. O gramado foi rebaixado para atender o padrão Fifa de visibilidade.
Fonte Nova – Salvador: Demolido e reconstruído do zero, trata-se de um projeto moderno que atende todos os requisitos da Fifa para segurança e conforto do torcedor.
Maracanã - Rio de Janeiro: Passou por ampla reforma, ganhando cobertura e cadeiras com encosto. O gramado foi rebaixado para atender o padrão Fifa de visibilidade.
O novo Castelão

E a caxirola?
Enfia no cu.

Comentários