A violenta história do vinagre

Recentemente, as autoridades brasileiras tomaram conhecimento de uma perigosa arma de destruição de massa: o vinagre. Ao longo da história da humanidade, o artefato tem sido utilizado em rebeliões, guerras e atentados terroristas. Várias passagens da história mundial são contadas através deste liquido, supostamente inofensivo e utilizado para temperar saladas em diversas casas do mundo.

O vinagre foi inventado pelo biólogo grego Theofanis Sofolokoulos, que trabalhava na fabricação de uma bomba caseira para explodir a cidade de Tróia. Seu experimento se mostrou tão poderoso, que os gregos construíram um cavalo de chumbo revestido de concreto para transportá-lo e colocá-lo dentro da cidade inimiga. História famosa, contada no livro Odisseia, de James Joyce.
Não é vinagre. É o sangue
das vítimas

Certo dia, Theofanis descobriu que sua mulher estava tendo um caso com o seu amante de 13 anos. Duplamente traído, ele buscou vingança e uma forma de matar os dois. Teve a brilhante ideia de servir os dois com uma salada temperada com vinagre. Para sua surpresa, sua mulher e o seu amante disseram que estava uma delícia. Ele esperou que os dois tivessem uma morte lenta e dolorosa ao longo dos próximos dias, mas não conseguiu. Intrigado com o poder alimentício de artefatos químicos, Theofanis experimentou tomate com pólvora. E morreu.

Sua morte silenciou os segredos explosivos sobre o vinagre e sua mulher e o menino de 13 anos inauguraram um rodízio de salada. O vinagre rapidamente se popularizou enquanto tempero de salada. Eventualmente, alguns acidentes domésticos aconteciam, com explosões na cozinha. A culpa era usualmente atribuída ao gás, ao fósforo, ou mesmo aos perigosos aspargos. Ninguém cogitou a hipótese de que o vinagre pudesse ser o responsável.

O poder do vinagre só foi redescoberto quando o físico Isaac Newton foi atingido por uma garrafa na cabeça em 1873. A morte de uma das principais celebridades de sua época provocou comoção nacional e o vinagre passou a ser estudado. Coube a outro físico, Albert Einstein descobrir que o tempero era o responsável pela fissão nuclear e este trabalhou deu origem aos primeiros testes nucleares. Os fatos começaram a se seguir.

Em 1945 os Estados Unidos lançaram uma bomba de vinagre sobre Hiroshima no Japão, finalizando a segunda guerra mundial. Durante a Guerra do Vietnã os Eua desenvolveram o Gás de Vinagre, que até hoje é utilizado pelos aparatos repressores do Estado. Em 2001, Osama Bin Laden atirou dois aviões carregados de vinagre nas torres gêmeas de Nova York e recentemente se popularizaram os casos de psicopatas que invadem colégios norte-americanos portando garrafas de vinagre e matando as crianças. Estudos recentes comprovam que o simples contato visual com o vinagre pode provocar graves distúrbios mentais.

Portanto, os malefícios do vinagre estão aí, sendo comprovados diante dos nossos olhos. Fazem bem as nossas autoridades que estão trabalhando duro para conter a utilização desta perigosa substância.

Diz a lenda, que a inserção de um pacote de Mentos dentro uma garrafa de vinagres provoca uma pequena hecatombe. Uma lenda, porque infelizmente, ninguém que tenha se atrevido a realizar o experimento sobreviveu para contar a história.

Comentários