Profissão dos sonhos: Amigo de Jogador de Futebol

Garçom, aqui nesta página de blog, você já cansou de ler, dezenas de profissões desgraçantes. Saiba que a partir de agora iremos mudar, daremos espaço para o outro lado, as melhores profissões do mundo.

O SporTV costumava a exibir um programa um tanto quanto chato sobre a vida dos atletas brasileiros que moram no exterior. O foco estava voltado, é claro, para os jogadores de futebol, mas vez por outra ainda aparecia algum cara da NBA ou medalhista olímpico. Era mais ou menos como uma revista Caras, só que com esportistas. Eles mostravam suas casas, suas salas, seus quartos, seus armários. Abriam seu coraçãozinho e falavam sobre as dificuldades, rotinas e experiências. Até choravam.

Um dos programas que eu vi foi sobre o jogador Nenê, que atuava no Paris Saint-Germain. Ele era um dos destaques da equipe na era pré-investidores multi biliardários do mundo árabe. No Brasil, Nenê teve passagens razoáveis por dezenas de clubes, como Santos e Palmeiras. É, sem dúvida, um bom jogador, mas seria capaz de passar anônimo pelas ruas de muitas cidades brasileiras. Se fosse convocado para a seleção nacional, muito provavelmente o povo iria às ruas pedir a cabeça do Felipão.

Imagine então que Nenê teria boa vida, digna de um profissional bem remunerado, mas sem os brilhos e luxos das grandes celebridades, certo? Errado. Nenê vai treinar de Ferrari e mora em uma luxuosa mansão em um condomínio de alto padrão da capital francesa. Ou melhor, morava, porque recentemente ele se transferiu para um clube do misterioso mundo árabe.

O que mais me chamou a atenção na emocionante rotina de Nenê é que sua casa é ocupada por um monte de pessoas. São os seus amigos, representantes de uma das mais agradáveis profissões deste planeta: amigo de jogador de futebol.
Galera, aproveita que hoje ele está na Polônia
Os amigos de jogador de futebol são aqueles caras que conhecem o atleta desde que ele era uma criança catarrenta. Passaram a infância juntos, disputando peladas na rua e praticando pequenas contravenções. Logo, o jogador vira um atleta profissional. Assina seu primeiro contrato, se destaca e passa a ganhar um salário muito acima do que ele imaginava, acima do padrão de todos os seus amigos.

Em um gesto, digamos, nobre o jogador não coloca óculos gigantes e passa a se vestir de maneira extravagante. Ou melhor, ele até faz isso, mas não se esquece dos seus antigos amigos. Só que essa lembrança não significa um convite para churrasco com piscina, dar uns presentes bacanas e tal. Na prática, esses amigos se transformam em verdadeiros parasitas.

Veja o caso do supracitado Nenê. Logo que ele chegava em casa, a câmera do programa mostrava uns quatro amigos sentados na beira da piscina aproveitando o dia de sol. Veja, não era aqui em São Paulo, era em Paris. O cara leva um monte de amigos para morar com ele em Paris.

Em suma, o amigo de jogador de futebol vive em palacetes, participa de orgias sexuais com garotas de programa de luxo, come bem, dorme bem e passa o dia inteiro vagabundeando na beira da piscina ou jogando videogame. Seu trabalho consiste em levar o carro do jogador para lavar, calibrar o pneu, botar a cerveja no freezer, arrumar umas vagabundas, servir a linguiça pros convidados. Se o jogador fura o pneu do carro, ele dá um jeito de arrumar.

Enfim, enquanto o jogador treina duro todo dia, tem que jogar, marcar gols, aguentar vaia da torcida e pergunta idiota de jornalista para aproveitar uma condição de vida luxuosa, o amigo jogador de futebol tem direito a tudo isso só que sem fazer nada. Ele aproveita o lado bom de ser jogador de futebol, só que sem o lado ruim. Seu único trabalho é divertir o jogador de futebol, como um bobo da corte moderno.

Por ter uma vida confortável sem ter que fazer nada por isso é que eu digo: ser amigo de jogador de futebol é uma das melhores profissões do mundo.

Epílogo: O jogador de futebol se aposenta aos 35 anos e segue tendo que sustentar vários parasitas com o dinheiro que ele guardou durante sua breve carreira. Em pouco tempo, suas economias são gastas com bebida, putas e pensão alimentícia. O jogador fica pobre e os amigos vão embora.

Comentários