O Fator Glória Perez

Salve Jorge, a novela global que se encerra neste final de semana, é responsável por uma façanha. Ela é uma unanimidade, diria que a primeira unanimidade nacional desde o Plano Cruzado. Pela primeira vez na história, uma novela termina sendo detestada por todos. Nos mais diversificados rincões de nosso país, pessoas das mais diversas classes sociais, sexos, raças e crenças fazem comentários negativos sobre a trama de Glória Perez.

Reclamam de uma vilã que mata outras pessoas com uma seringa, reclamam das igrejas que misteriosamente ficam abertas durante a madrugada, reclamam de pessoas que fogem segurando crianças de colo em meio a tiroteios. Reclamam dos erros de continuidade e daquela música terrível que escolheram para ser o tema da personagem principal.

Salve Jorge não deixa de ser um pouco mais do mesmo que Glória Perez sempre fez. Suas novelas adoram intercâmbios culturais em que as viagens entre dois países distantes se transformam em pontes aéreas. Desta vez é a Turquia, mas já foi a Índia, o Marrocos, o México, lugares em que todo mundo fala português. Ela também já falou de ciganos e em todos os casos a cultura desses povos é resumida a passar horas cantando e dançando em volta de fogueiras.

Paralelamente a intriga internacional, Glória adora levantar questões polêmicas para serem discutidas na mesa de jantar da família brasileira. Agora é o tráfego internacional de mulheres para exploração sexual, mas já foi a imigração ilegal, a sociedade machista que impede mulheres de terem uma vida própria e também os direitos de reprodução. Temas polêmicos, tratados com sensibilidade por uma mestra da teledramaturgia.

Bem, o Video Show quer te convencer disso e esse é o discurso adotado por Glória Perez. A autora inovou ao começar a defender sua obra no Twitter, tal qual uma pessoa que precisa explicar as próprias piadas. Atirou contra seus detratores, apelidando-os de “Bonde do Recalque”, no melhor estilo da Geração Facebook, que coloca a inveja alheia como o motivo de todos os seus fracassos.

Glória Perez atingiu um status de intocável em sua carreira e creio que bons trabalhos anteriores contribuíram para isso. O problema é que ninguém tem coragem de falar para ela que o que ela está fazendo agora é uma porcaria.

Todos nós sabemos da tragédia pessoal que abalou sua vida em 1992. Sua filha, Daniella Perez foi brutalmente assassinada pelo seu par romântico na novela “De Corpo e Alma”, Guilherme de Pádua.

Por conta disso, as pessoas ficam cheias de dedos para chegar nela e falar “Glória, minha amiga, não é recalque. Sua novela é que é uma porcaria que não faz sentido”. Todos acabam pensando na sua história de vida, no seu sofrimento e deixam pra lá, “ela merece, ela sofreu”. Assim sendo, a autora tem essa liberdade artística para encher o saco coletivo.

Comentários