Ata de Reunião

A reunião não chega a ser uma caixinha de surpresas. Trata-se de um encontro com assunto pré-estabelecido, para discutir o que já foi discutido, chegar-se ao consenso que já fora obtido e continuar sem fazer nada de diferente. Os tipos que participam de uma reunião são conhecidos e sempre se repetem.

O Apresentador
Aquele que faz as honras e, no jargão burocrático, diz que irá conduzir os trabalhos. Aquele que comparece a sala de terno e gravata, mas diz que será um encontro bem informal. Geralmente leva uma lista de assuntos e faz uma leve abordagem sobre cada um, antes de passar a palavra aos reunidos. No final, é o responsável por fazer uma conclusão besta e insignificante, mas dita cheia de importância.

O Questionador
O cidadão que tem certeza absoluta que a reunião está ocorrendo porque alguma sacanagem está acontecendo. Questiona a ausência de um item na pauta, supostamente por perseguição, questiona o relatório dos colegas, questiona uma vírgula mal colocada, questiona a fonte utilizada nas impressões, questiona o plano de fundo do Power Point, questiona a qualidade das cadeiras em que todos estão sentados e a temperatura do ar condicionado. No fim, saí da reunião balançando a cabeça e questionando sua existência.

O Perdido
Ele não sabe direito porque está ali. O chefe do seu setor mandou que ele fosse até lá e ele foi, pronto para se sentar num canto escondido, assinar a lista de presença e, com sorte, não perder seu horário de almoço. De repente alguém pergunta para ele sua opinião sobre um assunto e ele pensa em enfiar um punhal no peito, mas acaba enrolando uma resposta pouco convincente. Mas, como nada na reunião é convincente, ninguém presta atenção em sua incapacidade.

O Providenciador
Representante de um setor vital para o andamento do projeto e que a todo instante é questionado sobre os mais diversos assuntos. Ele já providenciou todos. Providenciou a demarcação da área, providenciou a entrega dos relatórios, providenciou a queda da bastilha e providenciou a expulsão de Adão e Eva do paraíso. Mas ele já não havia providenciado tudo isso na última reunião? Sim, acontece que estas situações demandam trabalho e a equipe dele está executando as ações e ele acredita que em breve, todas as metas serão cumpridas.

O Aprendiz
Mesmo tendo um pós-doutorado na França, ele diz que está ali para aprender com os outros. Frase protocolar, que ele diz logo após ser questionado por uma besteira dita. Com esta frase, ele reduz os outros a insignificância, demonstrando sua aparente humildade diante daquele bando de imbecis. Saí da reunião com todos comentando “esse cara é bom” e está feito o mito.

O Repassador 
Figura presente principalmente em reuniões sindicais. Ele repassa as atas de todas as reuniões passadas e todos os atos praticados pelo grupo. Ele conta que na semana anterior os manifestantes estiveram em Brasília, onde se encontraram na porta do Ministério da Educação e uma vez não sendo atendidos pelo ministro, eles fizeram uma caminhada de dois quilômetros pela Esplanada dos Ministérios enquanto cantavam palavras de ordem e então montaram uma faixa com dizeres favoráveis aos professores na Praça dos Três Poderes. No fim da tarde eles fizeram um lanche, opa ele sabe que seu tempo estourou, mas ele ainda queria passar mais uma informação sobre o protesto.

O Perguntador
Às vezes ele nem faz por mal. Suas inúmeras perguntas sobre a formatação, prazos, meios e números talvez sejam fruto da sua inocência. O perguntador é o responsável por fazer com que a reunião seja ainda mais interminável, porque cada ponto debatido é acompanhado por uma pergunta sua. Ele não quer pressionar ninguém, apenas quer que tudo fique claro, que não haja nenhuma dúvida. No fundo, ele é quase um guardião da paz. Mesmo quando atrasa o almoço em meia hora.

Comentários