As categorias do Oscar

Domingo, o Teatro Kodak em Los Angeles, o Kodakão, irá receber centenas de astros de Hollywood para a cerimônia de entrega do Oscar 2013. Neste post, o CH3 irá explicar um pouco o sentido das tantas categorias prestigiadas durante o evento, para que você não se sinta tão perdido na noite do domingão.

Melhor filme: Teoricamente seria a melhor produção cinematográfica do ano, aquele filme que arrepiou até os cabelos do suvaco e fez as pessoas saírem transformadas da sala de cinema. Mas, não é assim que funciona. A Academia estabeleceu um cronograma para premiar diferentes tipos de obras, em uma ordem aparentemente aleatória, mas que segue uma lógica conhecida apenas pelos seus membros. Um ano eles premiam uma superprodução, depois um filme independente, depois um filme de roteiro confuso, voltamos a superprodução, para então premiar um musical e por aí vai. Nunca saberemos a ordem exata.

Melhor diretor: Segue a mesma lógica do melhor filme, até porque, quase sempre essa entrega é casada. No entanto, a lógica misteriosa prevê que às vezes um diretor exótico pode ganhar o premio, inesperadamente.

Melhor ator: Alguém que não seja o George Clooney, é premiado geralmente por interpretar o papel de uma bicha, de um esquizofrênico, ou de um personagem histórico. Pegue a lista dos ganhadores, é sempre assim.

Melhor atriz: Destinado a prestigiar uma mulher bonita que tenha interpretado o papel de uma mulher feia, embaixo de quilos de maquiagem. Mesmo que essa atriz seja uma integrante do elenco de Malhação. Na lógica desta categoria, boa é a atriz que consegue se sair bem mesmo sendo feia.
Hoffman interpretará Roberto Gurgel
na cinebiografia de Jô Soares

Melhor ator coadjuvante: Pense no Morgan Freeman. Pense nos seus personagens. Agora, pense em um ator que conseguiu interpretar um papel parecido da melhor forma. Então, esse cara costuma a ser Philip Seymour Hoffman. Eventualmente, o prêmio é dado para alguém que você pensa “Ué, achei que ele era o principal”.

Melhor atriz coadjuvante: Categoria criada para abrigar atrizes de seriado, atrizes veteranas e outras que nunca tiveram capacidade de ganhar o prêmio principal. O prêmio vai praquela que parecer mais necessitada.

Melhor roteiro original: Premiação para quem conseguiu criar a melhor formatação de roteiro, utilizando-se de fontes diversas, recuos arrojados e intervenções personalistas para marcar o nome dos personagens na coluna da esquerda.

Melhor roteiro adaptado: Prêmio para o plágio mais bem feito de algum livro, conto, ou post de blog do Noblat.

Melhor filme de animação: Prêmio para o melhor desenho animado do ano. Em outros tempos, os favoritos eram os musicais da Disney. Ultimamente, os desenhos melancólicos são os preferidos.

Melhor filme estrangeiro: Parte do óbvio princípio de que o melhor filme do ano será norte-americano. No entanto, como este povo é muito bondoso, eles criam uma categoria especial para premiar também os pobres cineastas que moram em outros países. Quem sabe, com sorte, um deles até consiga ir para Hollywood.

Melhor documentário em longa-metragem: Uma das categorias mais difíceis do Oscar, uma vez que a Academia tem muita dificuldade em encontrar o quórum mínimo de votantes.

Melhor documentário em curta-metragem: Em tempos remotos, apenas um cidadão era o responsável por escolher o premiado, visto que era o único que havia assistido todos os cinco concorrentes. Com o advento do Youtube, esse número aumentou e atualmente, pelo menos 16 pessoas descarregam seus votos.

Melhor curta-metragem: Leia-se: melhor vídeo do youtube.

Melhor animação em curta-metragem: Melhor desenho do Pica Pau no ano.

Melhor trilha sonora: Premiação para aquela música de fundo que você mal presta atenção e acha que são todas iguais.

Melhor canção original: A melhor canção original sempre costuma a premiar uma música meio brega, com ar de World Music e que não soa nada original.

Melhor edição de som: Se você viu o filme e não percebeu nenhuma dublagem não sincronizada, ou um barulho de explosão antes da própria explosão, a edição de som está bem feita. Enfim, só um júri formado por autistas consegue julgar o melhor.

Melhor mixagem de som: Premia o melhor DJ, em uma categoria na qual apenas três pessoas concorreram nos últimos 20 anos. David Guetta, DJ Roberto e Tiesto.

Melhor direção de arte: Responsável por premiar alguma viadagem.

Melhor fotografia: Nesta categoria, são premiados os fotógrafos que fizeram as melhores fotos utilizadas nos cartazes de divulgação do filme e também nas capas e contracapas dos DVDs e Blu-ray.

Melhor maquiagem: Premia a melhor maquiadora dos camarins do Kodakão.

Melhor figurino: Ao contrário do que muitos pensam, essa categoria não é a principal da noite, mesmo que no dia seguinte os jornais só falem das roupas das atrizes no tapete vermelho. Na verdade, este prêmio serve de consolação para aquela superprodução de época ou algum musical chato. Pelo menos eles poderão colocar na capa “Ganhador do Oscar”.

Melhor edição: Premia o cidadão que fez o melhor trabalho no Movie Maker.

Melhores efeitos visuais: Serve para premiar aquele filme de ação cheio de explosões e, também, colocar na capa “do ganhador do Oscar”. Você então olha para aquele negócio e pensa “o que? Essa merda ganhou um Oscar?” e só depois vai verificar direito o que aconteceu.

Comentários