Os Concorrentes ao Oscar 2013

Uma análise sobre os filmes concorrentes ao Oscar 2013.

A Hora Mais Escura: Dirigido por Kathryn Bigelow. Ela assumiu a direção no lugar do seu ex-marido, James Cameron, que preferiu filmar a continuação de um filme sobre alienígenas azuis em um ano distante. A história do filme é basicamente sobre os esforços norte-americanos para matar Osama Bin Laden e a sua consumação em um horário próximo a meia-noite, que deve ser a tal hora mais escura. Representa o segmento de filmes de ação que você sabe que não vão ganhar nada.

Amor: Dirigido pelo alemão Michael Haneke, Amor é um daqueles filmes descritos como visceral e que ninguém jamais admitirá que não gostou dele. Foi o ganhador do festival de Cannes, o que lhe dá zero chance de levar um Oscar. Sua função na disputa é tentar dar um ar de seriedade para Academia, como apreciadores da arte.

Argo: A história de uma operação norte-americana no Irã em anos remotos. Está aí para cumprir a Lei Universal que obriga que George Clooney concorra a algum prêmio todos os anos e que ele perca todos esse prêmios. Isso elimina as chances do filme de Ben Affleck. Sempre farta argo a mais para George Clooney ganhar.

As Aventuras de Pi: As provações pelas quais o número 3,1415926… teve que passar para convencer a comunidade matemática do século XVII a utilizá-lo em complexos cálculos envolvendo circunferências dos mais variados tamanhos. Numa das principais passagens, Pi, representado por um garoto indiano, fica perdido no meio do Oceano Índico em um barco, acompanhado de um tigre e um ornitorrinco albino. Pi prova sua fé e conduz o povo hebreu pelo deserto, criando uma nova religião.

Django Livre: O novo filme de Quentin Tarantino é um faroeste psicodélico sobre a vingança e ferimentos expostos. Christoph Waltz interpreta o papel de ator desconhecido europeu que humilha os americanos com o seu talento natural para o Cinema. Tarantino deverá ganhar seu 98º Oscar de Melhor Roteiro e apenas isso.

Indomável Sonhadora: A história de uma jovem menina que vive com seu pai doente e que um dia se utiliza de substâncias ilícitas para ter alucinações. O grande mistério é descobrir se a jovem Quvenzhané Wallis terá futuro na profissão. Nossa torcida fica para ela, apenas para vermos todos os apresentadores sofrendo para falar seu nome.

Lincoln: O Grande favorito. Trata-se da cinebiografia do jogador Lincoln, atualmente no Coritiba, dirigida pelo mítico Steven Spielberg. O renomado Daniel Day Lewis, em uma fabulosa interpretação, dá vida ao jogador, recontando sua trajetória de sucesso mundial. O filme também é favorito para ganhar o Oscar de melhores efeitos especiais, porque só assim é possível fazer um gol que Lincoln fez. Consultado pela produção do filme, Lincoln vetou qualquer cena em que ele aparecesse tocando um piano esquisito, voando em uma bicicleta ou correndo de dinossauros em uma ilha no pacífico.

O Lado Bom Da Vida: Talvez, e eu disse talvez, Bradley Cooper leve o Oscar de melhor ator, pelo fato de que a Academia adora aprontar, olhar para a nossa cara e perguntar onde é que está o nosso deus. Cumpre a cota de filme bonitinho do ano, com elenco menosprezado em atuação surpreendente.

Os Miseráveis: Baseado na obra de Victor Hugo, um colega meu no primeiro ano do segundo grau que um dia sumiu no mundo. Trata-se de um musical e o CH3 se recusa a falar muito sobre musicais.
Mesmo com Anne Hathaway

P.S: O Brasil no Oscar.
Felizmente, nenhum filme brasileiro foi indicado, nenhum ator, creio que nenhum brasileiro tenha sequer atuado como faxineiro do camarim de algum filme que concorra ao Oscar. Assim, não somos obrigados a torcer por nenhum filme sob o risco de caso o contrário sermos ridicularizado por uma propaganda de cerveja.

Comentários

J. Tomaz disse…
Só pra constar: no filme chileno "No", o produtor é brasileiro.
Guilherme disse…
Já perdeu então.