Guia Reduzido dos Campeonatos Estaduais de 2013

Foi em 1902 que o primeiro campeonato estadual foi disputado no Brasil. No dia 03 de Maio, o Mackenzie derrotou o Germânia por 2x1 na abertura do campeonato paulista que seria conquistado pelo São Paulo Athletic Club. 111 anos depois, nenhum dos times que participou aquele torneio ainda existe e 111 anos depois, centenas de times foram campeões nos milhares de campeonatos das 27 unidades da Federação.

Tanto tempo depois, os campeonatos estaduais perderam muito da sua importância e até mesmo do seu sentido. Hoje em dia, assistimos campeonatos enfadonhos disputados com fórmulas esdrúxulas em gramados bizonhos diante de públicos pífios.

Diante destas circunstâncias, o CH3 montou um Guia dos Campeonatos Estaduais deste anos para que você, ao contrário do Palmeiras, não perca nada este ano.

São Paulo: Com os seus principais adversários focados na disputa da Copa Libertadores, o Santos tem tudo para passear pelos gramados de Sorocaba, Santa Bárbara e Penápolis. Neymar irá desfilar em seu habitat natural conduzindo o time da baixada ao raro tetracampeonato estadual.

Rio de Janeiro: Depois de uma série de jogos inúteis contra Quissamã e Boavista, os quatro grandes decidem a final do primeiro turno. No segundo turno, a fórmula se repete. Após todo esse processo, finalmente a final é disputada, com um público razoável e o campeonato é considerado um sucesso.

Minas Gerais: O grande destaque do Campeonato Mineiro será a estreia da Tombense, agremiação de aluguel que ficou famosa nos anos 2000 por emprestar jogadores ruins para os clubes da primeira divisão.

Rio Grande do Sul: O Campeonato Gaúcho conserva um certo charme, por ser o único campeonato no qual a ruindade é permitida. Um campeonato em se vai jogar contra times de apelidos imponentes em cidades com Passo Fundo e Bagé. Infelizmente, o Grêmio jogará em um estádio novo, com gramado provavelmente bom, destruindo a magia dos anos da lama.

Paraná: Após 10 anos, Lúcio Flávio, o passageiro da agonia, voltará a disputar o campeonato paranaense com a camisa do Paraná, que por sinal volta da segunda divisão. O novo advento acontecerá neste domingo, às 19h30.

Eric Clapton jogará no Icasa
Santa Catarina: O campeonato catarinense tem uma das fórmulas mais mirabolantes do planeta. Dez times se enfrentam em turno e returno e o campeão de cada turno se garante nas semifinais do torneio com mais dois times aleatórios. Se, por algum acaso, um time ganhar os dois turnos, não adianta nada.

Goiás, Pernambuco, Bahia e Ceará: A mesma coisa do campeonato carioca, mas sem transmissão na televisão.

Rio Grande do Norte, Alagoas, Pará, Distrito Federal, Mato Grosso, Paraíba, Maranhão, Amazonas, Sergipe, Acre, Mato Grosso do Sul, Piauí, Espírito Santo, Tocantins, Amapá, Rondônia, Roraima: Times tradicionais do Estado sofrem com problemas financeiros e acabam engolido por alguma equipe nova bancada pela prefeitura ou por algum empresário local. Em alguns casos, o time tradicional se torna campeão para a alegria da torcida e a imprensa destaca o feito como uma volta aos bons tempos.

*Nos comentários, listaremos os campeões de cada campeonato, de acordo com nossos especialistas e futurólogos.

Comentários

Unknown disse…
São Paulo: Santos.
Rio de Janeiro: Botafogo.
Minas Gerais: Atlético.
Rio Grande do Sul: Internacional.
Paraná: Atlético.
Santa Catarina: Chapecoense.
Goiás: Goiás.
Pernambuco: Sport.
Bahia: Bahia.
Ceará: Fortaleza.
Rio Grande do Norte: ABC.
Alagoas: Asa.
Pará: Remo.
Distrito Federal: Ceilândia.
Mato Grosso: Luverdense.
Paraíba: Treze.
Maranhão: Sampaio Correa.
Amazonas: Fast Clube.
Sergipe: Itabaiana.
Acre: Rio Branco.
Mato Grosso do Sul: Naviraiense.
Piauí: Parnahyba.
Espírito Santo: Vitória.
Tocantins: Gurupi.
Amapá: Santos.
Rondônia: Ji-Paraná.
Roraima: Baré.