Debate Filosófico: Casados x Solteiros

Dando continuidade a série de grandes debates filosóficos, iniciada em agosto do ano passado, o CH3 voltou a receber em sua suntuosa sede alguns dos mais ilustres pensadores contemporâneos e extemporâneos do planeta. Mais uma vez, nosso auditório ficou lotado, com a presença de físicos, químicos, biólogos, professores de Ensino Religioso e apresentadores do Video Show, com a exceção do Miguel Falabella que estava cumprindo agenda no Rio de Janeiro.

A mediação do debate foi feita pelo Dalai Lima, este sujeito sempre enfático. Coube a ele a tarefa de explicar o assunto que seria discutido pelos ali presentes. “Pensemos em um cidadão que mora com a sua namorada há alguns anos, em uma relação estável mas, que no entanto, jamais se casou com ela civilmente ou religiosamente. Pensemos que este cidadão foi convidado para jogar futebol com alguns amigos e que esses amigos resolvam dividir o time entre casados e solteiros. Em qual time o nosso personagem deve jogar?”.

Carla lamentou a piada no instagram
Comentários espantados se fizeram na plateia. Carla Perez pediu para que lhe repetissem o assunto do debate porque ela não havia entendido. O Papa João XXIII se retirou do lugar falando que o tema era absurdo “onde já se viu, morar junto sem estar casado”. Indignado, bradou “se bobear, ainda vão querer discutir a situação dos divorciados”. Antes de bater a porta, ainda resmungou que a Igreja não reconheceria a validade do debate.

Marta Hari foi a primeira a pegar o microfone. Ela se mostrou revoltada com o tema levantado, acusou os organizadores de serem machistas e disse que é óbvio que o indivíduo, se tiver um mínimo de honra, jogará no time dos casados. Ela disse que este é um momento crucial para saber a seriedade do compromisso assumido pelo “namorado”. Marta Hari ainda afirmou que o casamento é uma instituição fracassada e que o que vale nos tempos atuais são justamente esses compromissos verbais.

Um advogado do Palmeiras questionou a fala de Mata Hari e disse que não há qualquer papel que confirme o que ela disse. Segundo o advogado, se um jogador legitimamente solteiro estiver em campo pelo time dos casados, isso caracterizará a ilegalidade da partida e o Palmeiras irá recorrer da derrota no STJD. O presidente do STJD disse que vai analisar o pedido.

Karl Marx se mostrou contrário a posição adotada pelos juristas. Segundo ele, há anos que a elite vem tentando cercear a liberdade do futebol, querendo dizer o que é certo e o que errado numa das mais legítimas manifestações populares. “Não cabe aos engravatados de plantão querer mandar no futebol. Quem manda no futebol é o povo e cabe ao povo escolher o que quer”. Representantes estudantis se empolgaram e ameaçaram se masturbar em público.

Sempre enfático
O microfone foi dirigido até Beethoven que emitiu uma opinião polêmica. Segundo ele, tudo depende da presença ou não da namorada durante a partida. Se ela estiver lá, faz-se uma média e joga-se no time dos casados. O advogado do Palmeiras reclamou da ilegalidade de um jogador atuar por dois times na mesma competição e um grupo de feministas lideradas por Virginia Woolf se revoltou com a afirmação do compositor e ameaçou tocar fogo no local.

Marta Hari disse que a fala de Beethoven era ridícula, uma vez que nenhuma mulher jamais acompanhou seu conjugue em uma partida de futebol e que, assim sendo, o compositor estaria defendendo claramente a atuação pelo time dos solteiros e, seguindo a linha de pensamento, as relações extraconjugais. Beethoven fez que não ouviu. João XXIII voltou a sala para dizer que seus ouvidos estavam sangrando por conta da discussão e voltou a se retirar.

Ricardo Lewandovski pôs-se a defender a legalidade da opinião manifestada pelo compositor alemão. Joaquim Barbosa se levantou da cadeira e o clima esquentou novamente. Os ânimos só foram apaziguados por Mike Tyson, que nocauteou os dois. O boxeador aproveitou para fazer outro questionamento, acerca da situação dos viúvos. “Eles sempre foram prejudicados nessa divisão futebolística, segmentária e excludente”.

Para Valeska Popozuda, o víuvo deve jogar no time dos casados, como prova de seu amor que nem a morte foi capaz de separar. Valeska foi aplaudida pela ala feminina do MST que estava no fundo do auditório.

O jornalista gaúcho Wianey Carlet levantou outro aspecto sobre a discussão. Ele perguntou que se Messi e Taison estiverem em times diferentes, qual equipe se sagraria vencedora. Para ele, só o tempo trará a resposta.

Depois do questionamento feito por Wianey, a Polícia Federal deflagrou uma operação na sede do CH3, encerrando o debate.

Comentários