O Mundo Antes e Depois de Sílvio Santos

Todos conhecem Silvio Santos. Sua figura marcante é reconhecida por pessoas de todos os sexos, de todos os credos, cores, opções sexuais e idades. Do Oiapoque ao Chuí, Silvio Santos é uma das primeiras palavras que qualquer cidadão aprende a falar. Vou além e chego a crer que a imagem de Senor Abravanel é reconhecida em todo o mundo. Uma espécie de líder mundial dos povos, um mago midiático, um Midas Moderno.


Sua trajetória é famosa. Sílvio era um camelô que se transformou em locutor de balsa, que passou a ser apresentador de shows, apresentador de televisão, dono de um império bilionário, que passou a ser a única unanimidade viva do nosso país. Uma trajetória impressionante, que só não virou filme porque é impossível contar a história de Sílvio Santos em um formato comercial. Quem teria coragem para escrever uma nova bíblia?

Com essas credenciais todas, parece até lógico que a passagem de Sílvio Santos por este planeta tenha mudado a forma como a sociedade enxerga uma série de coisas. Que o seu impacto na Terra seja imensurável. Existe uma clara linha que divide o mundo entre o antes e o depois de sua aparição. Citamos abaixo uma série de eventos que tiveram a sua percepção transformada pela existência de Sílvio. Ma oeee.

Andar de elevador e o fim da paz
Andar de elevador é um ato banal do nosso cotidiano. Daquelas coisas que nós nem percebemos que fazemos, exceção feita a possibilidade de você ter medo de elevador. Depois de Sílvio Santos isso mudou. Andar de elevador é um temor social, você nunca sabe se o elevador pode parar subitamente e ser invadido por zumbis, fantasmas ou vendedores de enciclopédia. Aliás, no mundo d.SS os cidadãos perderam sua paz, por temerem que a qualquer momento possam participar involuntariamente de uma câmera escondida.

Barata voa e Brasil sem miséria
Boa parte do processo de dramatização do Barata Voa pode ser atribuído ao Abravanel. Com seu método de distribuição de renda através do arremesso de aviõezinhos de dinheiro, as pessoas passaram a ficar dispostas a matar ou morrer durante a distribuição de qualquer objeto, mesmo que seja uma balinha de cereja. Isso também explica as mortes nas filas de amostra grátis. Por outro lado, Sílvio é o responsável pela cultura da distribuição de benefícios, que influenciou fortemente o Governo Federal na criação de programas sociais.

Filtro na Televisão
Ainda nos distantes anos 60, o programa de Sílvio Santos quebrou um paradigma ao mostrar uma criança falando “cu” ao vivo. Na época, crianças não falavam palavrões, palavrões não eram falados na TV e uma quebra conjunta destes dois tabus é um fato marcante. Ao longo dos anos, com a chegada da idade, Sílvio continuou avançando na falta de filtros na televisão. No seu atual programa dominical é possível vê-lo falando palavrões, insinuando já ter mantido relações sexuais com outras pessoas e discutindo o tamanho do órgão sexual masculino.

Algo estranho na foto?
Está sem microfone.
Microfone de Lapela
Silvio Santos foi o inventor do microfone de lapela, esta tecnologia que auxilia tantos programas de televisão e atores de teatro. Mesmo que seu invento tenha uma forma rudimentar e que ele utilize esta forma rudimentar até hoje.

Revolução Administrativa
A técnica administrativa de Sílvio Santos é amplamente divulgada em todo o mundo e amplamente utilizada. Isso explica boa parte da crise mundial. Enfim, não tenho mais muito por onde me alongar, só criei este post porque o nome parecia ser bom demais para ser desperdiçado.

Comentários