O superdimensionamento midiático do pôquer

Não me julguem mal, eu já joguei pôquer. Joguei pôquer em uma época na qual o jogo de cartas não passava na televisão e não funcionava como uma indústria milionária. Não quero aqui parecer saudosista, me lembrando dos nostálgicos tempos do pôquer moleque, nascido na rua. Até porque, eu nunca fui nenhum entusiasta do “esporte”. Ele era uma diversão apenas. Hoje, o pôquer é um saco.

Foi se o tempo em que o pôquer era apenas um jogo de cartas, como o buraco, truco ou canastra. Um jogo rápido, com as rodadas resolvidas rapidamente sem que ninguém precisasse ficar gritando. Tempo em que ele era um passatempo, como uma partida de sinuca ou de ping pong. Entendam, o pôquer não era nada demais.

Hoje, ele ganhou status de esporte. Tem várias competições ao longo do ano, com vários atletas profissionais que ganham milhares de dólares em um circuito mundial. Jamais imaginamos que alguém iria ganhar a vida jogando truco espanhol, mas com o pôquer isso é possível.

Perceba que os principais torneios de pôquer são transmitidos na televisão. Eu me recuso a acreditar que alguém realmente pare para assistir isso, madrugada adentro. Se já é chato ver seus tios bêbados jogando baralho num churrasco, imagina assistir o carteado pela televisão sem que ninguém esteja alcoolizado?

O pôquer é uma indústria. Existem centenas de sites em que você pode jogar de maneira gratuita, com pessoas de qualquer lugar do mundo. Os comerciais desses sites passam em todos os canais esportivos do mundo e mostram as principais celebridades de outros esportes jogando pôquer, como o Rafael Nadal. Você acha que ele ganharia tantos títulos se ficasse metade da semana jogando pôquer?

É possível jogar uma partida até mesmo pelo celular, pelo celular, entenderam? Sério que alguém realmente faz isso?

Sim, é sério. Temos um número cada vez maior de pessoas que querem se profissionalizar no esporte. Cidadãos normais que tiram um dia da semana para jogar pôquer. Dedicam algumas horas do seu dia pra ficar treinando na internet. O pôquer virou o sonho do dinheiro fácil, do primeiro milhão. O pôquer é praticado por aquelas pessoas que liam “Como Ganhar Dinheiro na Bolsa de Valores”.

Ou seja, hoje o pôquer é praticado por algumas das piores pessoas do mundo. Por uma corja de inúteis que sonham em passar a vida sem fazer nada, sem esforço nenhum. Pessoas que usam camisa polo com brasão e que atacam de DJ na hora vaga.

Eu não sei, deve ter algum esquema estranho por trás disso tudo.

Comentários