Guia CH3 de Etiqueta


Muitas pessoas podem pensar que a etiqueta é apenas aquele papelzinho que fica preso nas camisetas e dá um trabalho danado para tirar, se você não tiver uma tesoura. Nada disso. A etiqueta é um conjunto de regras sobre o comportamento, modos e atitudes, que podem fazer a diferença na sua vida. Uma boa etiqueta é o que pode te separar de viver no circuito Roma, Paris, Bruxelas, Nova York e Milão, ou de morrer amargurado em uma estrada rumo a Taubaté enquanto tudo gira e a Berenice não segura em nada.

Pensando nisso, o CH3 resolveu bolar este guia definitivo de etiqueta, tirando aquelas dúvidas simples, por vezes ridículas, que muitas pessoas não entendem.

Fui convidado para uma festa de gala. Como eu devo me comportar?
Quando você receber um convite para uma festa que será realizada em algum castelo com nome de bebida em uma região turística da França, não se sinta surpreso. Não ligue para os seus amigos, não coloque no status do seu Facebook. Atue com naturalidade, finja que isso acontece com você todos os dias, pense que você terá que arrumar um espaço na sua agenda para comparecer. No dia da festa, opte por roupas sóbrias. Evite ternos laranja, cocares indígenas, folhas de samambaia penduradas em volta da cintura. Vá a uma loja de aluguel de roupas, diga o que você tem e a mulher irá te ajudar. Na festa, lembre-se de jamais apagar as luzes e gritar “Ninguém é de ninguém”. Sempre segure em suas mãos uma taça cheia de champanhe, apenas por aparência.

Como eu devo segurar os talheres em uma festa de gala?
Com as mãos, de preferência. Segurar talheres com os pés ou coloca-los atrás das orelhas é sempre um problema. Olhe para uma pessoa que pareça segura e veja em que momento ela segura cada um dos talheres, principalmente aqueles esquisitos, para peixes. Evite limpar os dedos engordurados de canapés na toalha, na aba do paletó ou na saia da anfitriã. Não lamba os pratos depois de terminada a refeição e não palite os dentes na mesa.
Agora, se a festa for japonesa, ferrou.

Tenho que ir a um velório de um conhecido, mas que não é íntimo. Como devo me vestir?
Com roupas, é um bom começo. Nunca pega bem ir pelado em um velório. Mesmo vestido, evite roupas com mensagens engraçadinhas como “Don’t Worry, be Happy”. Pode ofender a família. Vá com alguma camisa de tom bem sóbrio. Evite ir com um vestido preto e com um chapéu com véu negro cobrindo o rosto. Principalmente se você for homem ou, se não for a viúva.

Vou a um churrasco da minha empresa, na casa do meu patrão. E eu já peguei a esposa do patrão, o que faço?
Talvez, seja um bom dia para você pegar uma virose indecifrável que lhe impeça de sair da cama. Caso seja muito necessário ir, lembre-se, o passado está no passado. Não tente manter relações sexuais – consentidas ou não – com os familiares do seu chefe, ou com ele próprio. Ria das piadas do patrão, elogie o seu churrasco e não tente fingir que a linguiça é a extensão do seu pênis. Não urine em lugares públicos.

Fui convidado para uma festa e 15 anos, o que eu devo fazer? Presentes, roupa.
É sempre complicado para um homem saber o que dar para uma menina que está fazendo 15 anos. Se a festa for grande, é provável que exista uma lista de presentes em algum lugar. Caso o contrário, pergunte a alguma amiga o que você poderia dar, uma vez que está amiga já teve 15 anos um dia. Evite presentear a garota com um garoto de programa. Também evite vibradores ou material de bondage, mesmo que ela seja fã de 50 tons de cinza. Pode pegar mal para a família. A dica sobre a roupa é: vá com uma camisa social e deixe um terno e uma gravata no carro. Chegue ao local, sinta o clima e faça a sua escolha. Agora, se a festa de 15 anos for na casa da aniversariante mesmo, evite frescuras.

Vou participar de minha primeira suruba. Quais critérios devo utilizar para estabelecer limites?
Em uma suruba, o limite do outro é o seu limite. Não enfie nada no orifício de alguém, se este alguém não parecer disposto a isso. Da mesma forma, não deixe ninguém enfiar nada em algum orifício seu, se você não estiver disposto. Tente utilizar camisinha, caso a festa não exija exame de AIDS para os participantes.

Esperamos ter esclarecido algumas dúvidas. Se você tiver mais alguma, nos mande, que nós responderemos na medida do possível.

Comentários

silas disse…
Hahahahaha! mto bom, seus guias são os melhores