Comando de Voz

A primeira vez que eu vi um celular com comando de voz foi em 2004 acho, minha mãe comprou um que tinha essa função. Era uma dificuldade tão grande fazer o negócio funcionar, que mais valia a pena digitar os números. Lembro que naquele mesmo ano, um amigo meu também comprou o mesmo modelo e deu uma demonstração prática de como o sistema funcionava.
- Marcos
- Você quis dizer: Márcio?
- Não.
- Repita o nome.
- Marcos.
- Você quis dizer: Marcos?
- Sim.
- Repita o nome.
- Marcos.
- Você quis dizer: Marcos?
- Sim.
- Você confirma que quis dizer Marcos?
- Sim.
Finalmente o telefone começava a tocar.

O fato é que em pleno 2012, os sistemas de comando de voz continuam sendo uma porcaria. Se você depender dele para registrar alguma ideia, alguma frase, está perdido.

Claro, se você for um fodão da internet, poderá alegar aqui que eu sou um retardado e que o problema é a dicção de quem fala. É preciso ter uma dicção perfeita para que os sistema funcione. Oras, não é preciso ter uma dicção perfeita nem sequer para governar o país! Se o sistema fosse realmente bom, ele poderia ser usado por outras pessoas, que não apenas o William Bonner ou sua professora de fonoaudiologia.
A sensação é a mesma
Se grandes personalidades da história tivessem resolvido gravar suas frases através desse sistema de reconhecimento de palavras, o resultado seria terrível. O histórico dia do fico ficaria registrado como:
“I have para o bem de todos e felicidade geral da nação estão prontos tigrão ao povo que eu fico”.

E a histórica estrofe final do hino nacional?
“Serra dourada emtu 3008 brasil apótema da dos filhos deste solo és mãe gentil pátria amada brasil”.

Ou mesmo o primeiro parágrafo deste texto?
“A primeira vez que vi um celular com comando de voz foi em 2004 ac clima em confronto tinha sena dificuldade tão grande fazer negócio funciona imagenes benedita dos nomes lembra naquele mesmo ano nome do meu ta me comprometi modelos de homônimo seção prático de como sistema funciona”.

Ou seja, em pleno 2012 os jornalistas ainda se fodem incrivelmente quando tem que decupar uma entrevista longa.

Comentários