Uma ampla discussão sobre o horário de verão

Campanhas eleitorais quase sempre descambam para os temas considerados “polêmicos”. Aborto, legalização da maconha e outros temas similares que chocam a nossa sociedade laica. Esquecem-se todos de discutir um assunto muito mais interessante, muito mais importante e que influi diretamente na qualidade de vida da população: o horário de verão.
Indo trabalhar hoje de manhã

Não negue. Assim como em todos os primeiros dias úteis após o começo do horário de verão, foi difícil acordar hoje. O despertador toca e você pensa que o seu celular está com defeito, porque ainda é madrugada e você deveria dormir mais um pouco. Sim, ainda é madrugada, mas você não deve amaldiçoar todas as futuras gerações dos fabricantes da Samsung, Motorola, Apple, Nokia ou Aiwa. A culpa é do horário de verão.

Os defensores do horário alternativo costumam a enumerar as vantagens deste sistema. Vantagens que se resumem em um único item: economia de energia. Durante seus pouco mais de quatro meses de duração, há uma economia de 4%, redução de consumo no horário de pico, faz bem pro meio ambiente, pra pele e para a cabeça. Economiza-se energia suficiente para abastecer Recife durante um dia.

Também falam que as pessoas ganham uma hora a mais no dia para poder caminhar e fazer piqueniques no parque. Oras, esta é a típica motivação que dura apenas uma semana. Na semana seguinte, os parques voltarão a ser ocupados apenas pelas mesmas pessoas de sempre. Porque, quem quer fazer atividade física arruma algum horário.

Agora eu pergunto: vale a pena alterar a rotina de 100 milhões de pessoas apenas para economizar 15 dias de energia? Fazer com que você acorde mal, almoce mal, durma mal, apenas para fazer algumas pessoas caminharem no parque durante uma semana? É claro que não. E, para piorar, quando você finalmente está se acostumando ao novo horário, ele acaba. E vão-se mais algumas semanas de readaptação.

O horário de verão seria plenamente justificável se ele reduzisse o consumo energético do Brasil em um mês, vai lá. Não de uma cidade de 200 mil habitantes por um mês, mas do Brasil inteiro.

A história de que com o horário de verão você ganha uma hora a mais no dia é uma tremenda enganação. Na verdade, você perde uma hora. A hora em que você poderia estar dormindo, a hora em que você age como um sonâmbulo por não ter dormido.

Alterar a rotina de um país por motivos tão banais não deveria ser decidido com uma canetada. Deveria ser motivo para um plebiscito. Para protestos na rua. Para um banho de sangue!

Outro grande problema do horário de verão é o fato de que você olha para todos os relógios da casa e não sabe se eles já foram atualizados antes ou não, se o celular atualiza automaticamente, se alguém mexeu no relógio da cozinha. Mas, não sei se isso justificaria o banho de sangue.

Comentários