Slogans Imbátiveis

“A Força da Juventude”

Jovem como você
Estávamos no ano da graça de 2004 e eu ainda estava no colégio. Eu era um jovem de 17 anos e durante as inesquecíveis campanhas eleitorais daquele ano, eu me lembro de um candidato a vereador que havia sido estudante da minha escola. Devia ser uns três ou quatro anos mais velho, devia estar com uns 20 anos. Seu slogan de campanha era algo parecido com “jovem igual a você”.
“Fé na Renovação”
Corta o flashback e voltamos para 2012. Novamente estamos em eleições e novamente o referido cidadão é candidato a vereador. Se nada mudou nesse tempo todo, acredito que ele continua sendo três ou quatro anos mais velho do que eu. E seu slogan continua sendo algo relacionado à juventude, “o poder da renovação”, ou algo parecido com isso.
“Trabalho garantido por uma Cuiabá Melhor”
Tudo bem, ele ainda não deve ter chego aos 30 anos, pode ser considerado um jovem neste mundo em que as pessoas estão cada vez mais próximas de viver até os 100 anos. Todo mundo é jovem, todo mundo pode andar em picapes rebaixadas com som alto na porta da boate, mirando as gatinhas. Todos podem se sentir do jeito que quiserem.
“Vereador de Luta”
Mas, eu bem sei que esse candidato já ocupou os mais diversos cargos públicos comissionados da administração pública desde aquela sua primeira candidatura há oito anos. Neste tempo, ele se transformou em um político profissional, muito tempo para quem propaga a força, a fé, o poder na renovação. Creio que nas eleições de 2032, ele continuará sorridente e clamando o poder da juventude.
“A Força da Mulher, mãe, filha, neta, esposa, guerreira, batalhadora”
Jovem, como você
Só que ele não é o único. Conte nos cavaletes espalhados em nossas ruas quantos candidatos não se apropriam dos valores da juventude, da renovação, do novo, com sorrisos púberes e estampando o dúbio clarão róseo em seus rostos. Isso, porque, a juventude é uma das mais caras mercadorias que podemos vender.
“Esse é de confiança!”
Acreditamos que tudo que é novo é bom. Computadores novos são bons, celulares novos são bons, logo, vereadores novos são bons. Vereadores novos chegarão até a Câmara com seus sistemas operacionais novos, sua memória funcional, seu disco rígido de uma capacidade maior irão formatar todo o sistema sem fazer backup. Nem sempre é assim.

“Um dia seremos felizes”

Este post não defende nenhum candidato, seja ele um recém-nascido ou um Matuzálem político.

Comentários