Grandes Letras… ou, Cuiabá em Verso e Prosa

Sempre que penso em Cuiabá sendo cantada pelos grandes músicos mundiais, minha primeira lembrança não vem da famigerada canção do Skank. Eu me lembro é de um rasqueado subversivo que escutei uma vez na rádio, no longínquo ano de 1997. Sua letra dizia: “Cuiabá, Cuiaba, Cuiabá… é melhor, é melhor que Bagdá”. Vivíamos algum imbróglio com Saddam Hussein e eu nunca mais escutei esta canção. Talvez tenha sido apenas uma alucinação infantil, mas, eu juro que eu me lembro.

No entanto, não está na boca apenas dos artistas regionais. Nossa esfuziante cidade já foi cantada por diversos artistas de renome mundial. Separamos algumas delas por aqui para uma breve análise neste post, que não é mais um da série Grandes Letras Clássicas da Música Brasileira, porque aqui nós miramos o mundo.

AC/DC – Highway To Cuiabá
“Sem placas de PARE, sem limite de velocidade. Ninguém vai me frear. Como uma roda eu vou girar. Ninguém vai me sacanear. Ei Satã! Pague minhas contas, tocando em uma banda de rock. Ei mãe! Olha pra mim, eu estou no caminho para a terra prometida. Eu estou na Estrada para Cuiabá! Estrada para Cuiabá”

Quantos caminhos nos levam a Cuiabá? Basicamente duas rodovias. Se Roberto Carlos estava na estrada de Santos, os irmãos Young dirigiam pela BR-163. Na letra eles descrevem os abusos contra as leis de trânsito que tanto provocam acidentes. Mas, eles pareciam felizes, buscando a diversão em festas baratas na cidade, considerada a terra prometida.

AC/DC – Cuiabás Bells
“Eu tenho o meu sino, vou te levar para Cuiabá, eu vou te pegar, Satã vai te pegar, Sinos de Cuiabá, estou tocando os Sinos de Cuiabá, minha temperatura está alto, Sinos de Cuiabá”

A letra desta canção remonta ao lendário verão de 1979, quando a banda australiana finalmente chegou a Cuiabá. Após uma viagem psicotrópica pela esfumaçada madrugada cuiabana, os músicos chegaram até a Igreja Matriz e armaram uma confusão, tocando os sinos e acordando a vizinhança. A balburdia só terminou quando a polícia chegou e levou todos para o Cisc Planalto.


The Who – Heaven and Cuiabá
“No topo do céu está um lugar onde você vai se não fez nada de errado. E abaixo do chão está o lugar que você vai se você for um mal garoto. Porque nós não podemos ter a vida eterna e nunca morrer?”

A velha questão metafísica sobre a existência do bem e do mal, discussão já levantada por Freud, Jung, Marx, Bolinha e Habermas. Ou você vai para o céu escutar harpas tocadas por anjinhos insossos ou acaba em Cuiabá, sendo carbonizado em praça pública. Diante da perspectiva de esperar um ônibus na Prainha e conhecendo seu passado pecador, John Entwistle clama pela vida eterna.


Garoto de Cuiabá
The Clash – Straight to Cuiabá
“Você realmente pode tossir alto e forte. Os imigrantes querem cantar a noite toda. Poderia ser em qualquer lugar, muitos gostariam de estar em uma fronteira, algum hemisfério. Terra de ninguém, não tem nenhum asilo aqui. O rei Salomão nunca viveu por aqui. Vá direto para Cuiabá, garoto”.

Em 1980, Mick Jones e Joe Strummer vieram para Cuiabá, mas não convidaram o baixista Paul Simonon, deixando-o muito magoado. Strummer ficou chocado com os desmandos locais e com a falta de lugares para se abrigar. Sofreu com os problemas respiratórios e concluiu que Cuiabá era terra de ninguém. Para os que pensem em vir até aqui ele deixa um conselho: venha direto, evite as estafantes escalas em Brasília ou Campo Grande.


Oasis – (As long as they’ve got) Cigarettes in Cuiabá
“Eu não me importo em não ser imortal, porque isso não é tudo que eu posso dizer. Eu não me importo em não ir para o céu, uma vez que eles têm cigarros em Cuiabá”.

Noel Gallagher diz que não se importa com seus pecados cometidos, porque existem cigarros em Cuiabá. De fato, por mais que as leis antitabagismo estejam se popularizando no Brasil, proibindo o fumo em lugares públicos fechados, os cigarros ainda existem em Cuiabá.

Ainda existem outras tantas canções como:
Pink Floyd – Run Like Cuiabá (sobre a corrida de reis)
Wilco – Cuiabá is Chrome (campanha de apoio ao uso do navegador Google)
Pantera – Cowboys from Cuiabá (sobre a casa noturna Gerônimo)
Alice in Chains – Private Cuiabá (sobre os puteiros cuiabanos)
Judas Priest – Cuiabá Patrol (sobre a patrulha ideológica em Cuiabá)

“Não, obrigado” – George Clooney em um Drink em Cuiabá.

Comentários