As Diversas Formas de Humilhar Felipe Massa

Existem momentos que são definitivos para a vida de um homem, ou de uma mulher, ou de um transexual. Momentos que definem o resto da sua vida. Felipe Massa passou por um destes momentos em 25 de julho de 2010. Lembremos.

Vivíamos um mundo pós-Dunga e Felipe Massa liderava o Grande Prêmio da Alemanha. Ele buscava a sua primeira vitória desde o fatídico acidente que quase o matou na Hungria, um ano antes. Havia largado na terceira posição e assumido a liderança na primeira volta, mantendo uma certa distância para seu companheiro Fernando Alonso.

Neste momento, seu engenheiro Rob Smedley lhe trouxe uma mensagem pelo rádio. “Fernando is faster than you. Entendeu?”. Felipe poderia ter fingido uma surdez temporária e ganhado a corrida, mas ele preferiu entender. Deixou Alonso lhe ultrapassar, passar a mão na sua banda e ainda cagar de porta aberta na sua casa durante o almoço de domingo.
Obrigou o Felipe a cuspir.
A partir de então, Massa deixou de ser um bom piloto que quase foi campeão para se transformar em um fracassado, submisso, covarde. Sua cara de bunda no pódio alemão ficou impregnada e ele nunca fez mais nada de digno na categoria, mesmo que Galvão Bueno tente nos convencer que seus quintos lugares são sensacionais.

Tudo bem, ordens de equipe existem em várias categorias. O que torna a situação de Massa humilhante é a ordem cifrada. A Ferrari poderia ter simplesmente espanado uma rosca no pit-stop ou ter combinado previamente que Massa jamais poderia terminar na frente de Alonso. Ou mesmo ter falado “deixa passar”. A humilhação está na frase cifrada, como se fosse um comentário banal. “O Fernando está mais rápido que você”.

Ontem, durante o Grande Prêmio da Itália, Felipe estava na segunda colocação, com Alonso logo atrás. A coisa mais óbvia era uma troca de posições, devido a condição do campeonato, que tem o espanhol 789 pontos na frente de Massa. Foi ai que uma voz veio no rádio dizendo. “Felipe, cuidado com seus pneus. O Fernando está atrás de você”.

Vejam, a ordem surge como um comentário banal. “Felipe, belo dia de sol, não. Aliás, o Alonso está atrás de você”. Que humilhação.

Imagino que a Ferrari tenha um departamento especializado em humilhar Felipe Massa. Logo que a humilhação da Alemanha foi consumada, eles devem ter se reunido para discutir como seria a próxima frase de efeito.
- Essa de hoje foi ótima. Como vai ser a próxima?
- Que tal: Felipe, você é a doença e o Alonso é a cura.
- Não sei, precisamos pensar.
Como se passaram dois anos até que ocorresse de Felipe estar na frente de Fernando novamente, eles tiveram bastante tempo para pensar.

Felipe, sua mulher é bonita. O Alonso
está atrás de você. Entendeu?
No dia-a-dia da Ferrari, imagino que o departamento de humilhações não deve perder uma única chance de sacanear o Massa.
- Felipe Bom dia, são 9h da manhã. O Alonso acordou antes de você.
- Felipe, veja o vídeo do Nissim, é muito engraçado. Aliás, o Alonso está atrás de você.
- Felipe, cuidado que o seu macarrão está quente. Aliás, o Alonso está atrás de você. – então o espanhol come o macarrão de Massa, que tem que se contentar com um Club Social.

E para piorar, a frase cifrada tem que ser combinada antes. “Felipe, se eu falar que eu derrubei café na sua telemetria é pra você deixar o Alonso passar, Ok?” Deve ser muito divertido.

PS: Esse post não compartilha das teses nacionalistas de que isso acontece com Felipe Massa porque ele é brasileiro. Independentemente de sua nacionalidade, acreditamos que isso acontece porque ele é Felipe Massa.

Comentários