Razões para não discutir com Galvão Bueno

Renato Maurício Prado é funcionário das Organizações Globo há uns quarenta anos. Assina colunas nos jornais da Globo, já comentou jogos de futebol pela emissora, participa dos programas em rádios da Organização, do canal pago da Globo. Funcionário de carteirinha, histórico, daqueles que entregou a tesoura para Roberto Marinho cortar a fita de inauguração da primeira rotativa.

Pois, tantos anos de história não resistiram a uma briga com Galvão Bueno. Durante as Olimpíadas de Londres, Bueno e Prado protagonizaram um dos momentos mais constrangedores da história da televisão brasileira. Quiçá, da história da humanidade.



Veja, pode até ser que o Renato tenha os mais sérios desvios de caráter que alguém possa ter, mas, não podemos negar que ele foi a vítima nessa história. Fez uma brincadeira inocente, que foi transformada pelo narrador-mor em uma ofensa mortal. Galvão critica o colega por não saber separar o público do privado e acabou por transformar uma briga privada em pública. Ironias dessa vida.

O desfecho da história é que RMP foi demitido. Não, ele ainda continua atuando nos jornais, rádios, mídias sociais das OG. Mas, devido a briga com GB ele está fora do canal de televisão pago especializados em esporte. Uma situação humilhante, mas, que serve como um aviso: nunca brigue com Galvão Bueno.

Ao longo da história, diversas situações mostram que não se deve, nunca, em hipótese nenhuma, brigar com Galvão Bueno. Exemplos que deveriam ter sido aprendidos pelas futuras gerações.

Em 1945, Galvão intermediou uma conversa entre o imperador Hirohito e o presidente norte-americano Harry Truman. Sempre brincalhão, Hirohito tentou descontrair o ambiente.
- Vai lá Galvão, diz agora que o Hitler só tá perdendo a segunda guerra por conta da participação da Rússia.
- N-n-não Hirohito, não fala isso, que você está sendo muito deselegante. Eu jamais falei isso! Você não pode falar isso na frente do presidente dos Estados Unidos!

O resultado é conhecido por todos.

Na véspera da final da Copa do Mundo de 2006, Galvão jantou com Zidane e Materazzi. Galvão não gostou da brincadeira de Materazzi que disse “quero ver agora Galvão, se você fala pro Zidane que a irmã dele é feia”. O italiano ganhou o troféu e duas costelas fraturadas.

No lendário ano de 33 d.C, Jesus brincou com Galvão Bueno, desafiando ele a falar para o imperador Pôncio Pilatos o que ele tinha dita antes, de que os romanos não tinham cultura e apenas copiavam os gregos. Dias depois, uma multidão escolheu o nome de Barrabás aos gritos.

Outra passagem histórica ocorreu em 1962. Durante uma pausa no ensaio nos estúdios Decca, Pete Best fez um desafio para Galvão Bueno.
- Heim Galvão, quer dizer que você acha que as letras do Paul e do John são inocentes?
- Não! Não diga isso! Você não pode falar isso assim! Você está me desrespeitando!
- Mas, Galvão! A gente faz um monte de brincadeiras, eu faço outra e você faz esse drama todo!
- Mas é um drama mesmo!
No dia seguinte, Ringo Starr assumiu as baquetas dos Beatles. Eles se tornaram a banda mais famosa da história. Pete Best virou padeiro.

Entre outras pessoas que já discutiram com Galvão Bueno, podemos listar:
- José Serra.
- Nissim.
- Todos os acusados do mensalão.
- Cão Leproso.
- Nietzsche.

Assim, vocês podem ver crianças, que discutir com Galvão Bueno não é o melhor caminho para vida. Nunca discuta com ele, não fale que ele falou alguma coisa, não pise na grama, não alimenta os animais e nunca se percam na montanha.

Comentários