Os filmes de Tim Burton

Tim Burton é um renomado, diria mais, cultuado nome de Hollywood. Nascido na Califórnia há 53 anos, ele tem uma série de sucessos em sua carreira. Foi indicado ao Oscar apenas uma vez, mas isso pouco importa. Sempre que um novo filme de Tim Burton é anunciado, seus fãs ficam arrepiados e reservam espaço em suas agendas, para que eles possam estar acomodados nas confortáveis poltronas das salas de cinema no dia da estréia. Este post irá resgatar a cinematografia desse ícone do cinema.

Seu primeiro filme de sucesso foi "Os Fantasmas se Divertem" de 1988, que conta a história do polêmico fantasma chamado Beetlejuice. Em um ambiente sombrio, o papel principal é estrelado por Michael Keaton, com o rosto esbranquiçado e um cabelo diferente.

Após o sucesso de Beetlejuice, Burton dirigiu dois filmes do Batman, também com Michael Keaton no papel principal. Jack Nicholson, com o rosto esbranquiçado, interpretou o Coringa no primeiro filme. No segundo, Danny deVito, com o rosto esbranquiçado, interpretou o vilão Pinguim.

Em 1990, o californiano lançou aquele que é, provavelmente, o seu filme mais cultuado. Trata-se de "Edward, Mãos de Tesoura". O filme tem uma história surreal e sombria, na qual o jovem Edward tem tesouras em seus dedos, o que o prejudicava nas práticas esportivas e na utilização da Playboy. O papel principal é de Johnny Depp, um jovem de 27 anos que para viver o papel, adotou um visual excêntrico, com um penteado estranho e o rosto esbranquiçado. O filme tem figurino impecável.

"Ed Wood" de 1994, surpreendeu a todos. Johnny Depp assumiu o papel principal, em um filme que se passa em um ambiente surreal. Seu rosto, em alguns momentos parece ser meio esbranquiçado. Logo depois, veio "Marte Ataca!", com elenco estrelar e uma história surreal sobre uma invasão alienígena.

"A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça" promoveu uma mudança na carreira do diretor. O papel principal era de Johnny Depp e seu rosto não estava esbranquiçado, porque o cavaleiro era sem cabeça. Na sequência vieram o remake de "O Planeta dos Macacos" e "Big Fish", um filme mais tradicional, digamos.

O reencontro em grande estilo com Johnny Depp aconteceu no remake de "A Fantástica Fábrica de Chocolate", feito em 2005. O filme tem um ambiente surreal e fantasioso. Depp interpretou Willy Wonka, o papel principal, e para isso passou por uma transformação: um cabelo excêntrico, acompanhado de um rosto esbranquiçado. Os fãs perceberam que o bom e velho Tim Burton estava de volta. No mesmo ano, Burton dirigiu a sombria animação "Noiva Cadáver", com Johnny Depp esbranquiçado no papel principal. Os filmes receberam elogios pelo figurino.

O próximo filme de Tim Burton é "Sweeney Todd - O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet". A surreal obra conta a história de um barbeiro, Sweeney Todd, que é adepto de práticas macabras. Johnny Depp deu vida a Todd, adotando um cabelo diferentão e um rosto esbranquiçado. A crítica fez elogios ao figurino e caracterização.



Seu último filme havia sido a versão para "Alice no País das Maravilhas". Burton materializou o fantasioso mundo de baralhos andantes, coelhos falantes e, claro, o inesquecível chapeleiro louco. Papel interpretado pelo seu velho parceiro Johnny Depp, que adotou um visual de rosto esbranquiçado e cabelo extravagante. O  figurino foi muito elogiado.

O grande retorno de Tim Burton acontece agora. Já está no cinema o seu novo sucesso de crítica. Com figurino impecável, "Sombras da Noite", conta uma história surreal sobre alguma coisa. No papel principal, adivinhem quem? Johnny Depp. Para surpreender o público o ator adotou um visual diferente, com um cabelo bizarro e o rosto esbranquiçado.

Boatos de Hollywood, dizem que Tim Burton já definiu o visual de Johnny Depp para o seu próximo filme. Falam em rostos esbranquiçado e um cabelo excêntrico. A conferir.

Comentários