Futurologia Cult

Odair José já foi uma das figuras mais ridicularizadas do Brasil. O cantor das empregadas domésticas, que relatava o seu amor por prostitutas e o desejo para que a amante parasse de tomar a pílula para que, enfim, o amor entre os dois se consumasse na forma de um filho. Outros tempos. Odair José foi tirado deste lugar e se tornou Cult.

Creio que seja um grande círculo que move o mundo. Tudo o que um dia foi brega, ridículo, tosco, trash, no futuro acaba por se tornar Cult. O Cult acaba por reciclar todo o lixo do passado. Continua sendo um lixo, mas agora é um lixo retro que te faz parecer alguém com a cabeça aberta.

O objetivo desse post é fazer um exercício de futurologia. Tentaremos descobrir quais elementos culturais dos últimos 15, 20 anos, tratados como um lixo completo, escória da humanidade, poderão se transformar no Cult da próxima geração. O que os jovens intelectuais irão curtir daqui a 20 anos.

Pub em 2034
É o Tchan: Esta é uma certeza absoluta, porque É o Tchan já está se consolidando como um fenômeno Cult nos tempos atuais. As letras místicas de Beto Jamaica e a interpretação visceral de Cumpadi Washington balançarão as novas gerações. As hipsters do futuro acharão super legal se vestir de Loira do Tchan na balada Cult homoerótica.

Latino: Nos últimos anos ele se transformou em uma das figuras mais bizarras do Brasil. Mas, não tenha dúvidas que toda a tosqueira de Festa no Apê será cultuada em um futuro nem tão distante. O povo se divertirá com a letra de Renata Ingrata. Os mais dedicados mergulharão em sua discografia e descobrirão perolas como “Jogou seu charme em mim”. Seu estilo de dança será imitado pelos mais descolados.

Funk: Começou no morro, foi parar na alta sociedade. Logo será esquecido, mas um dia, os bailes funk serão diversão pura para o público intelectual que se diverte. As mulheres verão em Tati Quebra-Barraco um símbolo da defesa pelo feminismo e do prazer sexual das mulheres. Expressões como “martela o martelão” e “vou aparar pela rabiola” serão estudados nas Faculdades de Linguagens.

Power Rangers: Power Rangers tem tudo para se transformar em uma espécie de Zé do Caixão do futuro. Incrivelmente tosco, mas as pessoas assistem e morrem de rir. Power Rangers será o futuro seriado do Batman com Adam West.

Fotolog: Em um mundo dominado por celulares que tiram fotos em alta resolução, uma máquina digital será um item de raridade que garantirá boas noites de sexo para os seus donos. E nesse mundo, ter um fotolog será super divertido. Não é emocionante poder compartilhar fotos da sua vida em uma resolução de 370x246. Ou uma nova rede social que simula o efeito sépia de uma Cyber-shot.

Faustão: Sim, esse dia chegará. Observem os programas do Chacrinha. Era uma apelação danada com mulheres seminuas, piadas infames. E hoje o Chacrinha é visto como um exímio comunicador, símbolo máximo da televisão brasileira. Porque isso não aconteceria com Faustão? Compilações das videocassetadas serão vendidas pelos vendedores de blue-ray pirata.

Chitãozinho e Xororó: Galooooooooooooooopeeeeeeeeeeeiiiiiiraaaaaaaaaaaaaaaaaaa. Isso é tão ruim, que sem dúvida, vai fazer muito sucesso. Fio de Cabelo será cantada em plenos pulmões pelos cults do futuro.

Óculos de Surfista: Feios, utilizados por playboys. Creio que antigamente óculos modelo caçador, de aro grosso, ou que ocupam metade do seu rosto tenham sido igualmente ridicularizados. Sem dúvida, o povo descolado utilizará óculos de surfista no futuro.

Comentários