Todos ocupados (o outro lado do telefone)

É de pleno conhecimento da sociedade civil organizada que o telemarketing é o mal do século XXI. Com suas atendentes treinadas por grupos paramilitares da antiga Iugoslávia, este serviço promove o caos na vida do cidadão comum que é atormentado com ofertas de serviços desnecessários, feitos na hora em que se está almoçando, dormindo, tentando salvar o planeta Terra das terríveis forças do mal.

Por outro lado, quando você tenta entrar em contato com esses serviços, para resolver uma situação realmente importante como: cartão bloqueado, água cortada, familiares pendurados na forca; é que as táticas de guerrilha das atendentes se mostram ainda mais evidentes. Você é sufocado por uma série de menus numéricos e é guiado por um labirinto, na intenção de lhe induzir à desistência.

Quando você finalmente consegue chegar ao menu que te levará a falar com um dos atendentes, quando você já está agradecendo o milagre, esperando ansiosamente que a Danielle possa estar falando com você… vem a mensagem. Todos os atendentes estão ocupados. E não adianta insistir. Quantas vezes você tentar, tantas vezes estarão todos ocupados.

A lógica te mandaria pensar que, pelo fato do sistema ser uma porcaria, as atendentes estariam todas ocupadas tentando solucionar os problemas do planeta, o que geraria um relatório que seria entregue durante a Rio+20. Mas, talvez pelo ódio, não sei, você tem a seguinte visão do momento.
Jogando truco, videogame, numa roda de pagode, fazendo as unhas, tirando fotos na frente do espelho. As atendentes estão fazendo qualquer coisa de inútil, apenas para não te atender.

É a culpa do outro lado do telefone. Nós nunca saberemos como é que a pessoa do outro lado está. Se ela está nua, defecando, em uma sauna gay. Tanto que, quando ligamos em um telefone fixo e a pessoa não pode atender por estar ocupada, ela poderia estar:
- em uma reunião.
- em outra ligação.
- promovendo a paz mundial.

Relaxa, já estou no elevador.
No entanto, sempre imaginamos que a pessoa está:
- defecando.
- mantendo relações sexuais no ambiente de trabalho.
- dizendo “fala pra esse filha da puta que eu não posso atender”.
- todas as alternativas juntas.

O outro lado do telefone é uma espécie de mundo paralelo. As coisas que ocorrem do lado de lá podem estar em outra dimensão, em outra galáxia. Quem te garante que do outro lado não está o Imperador Júlio César, brincalhão como sempre, fazendo aquela imitação perfeita do seu primo Walter? Heim?

Quanto ao telemarketing, o problema é que no momento em que alguma atendente se desocupa, não adianta muita coisa.

Comentários