Tipos da Internet

Cinco Tipos Básicos de pessoas que habitam esta pequena esfera azul e se utilizam dos serviços da rede mundial de computadores.

1 O Revolucionário
Motivados por um tweet
O revolucionário da Internet é aquele cidadão que sempre posta comentários convocando a população a pegar em armas e mudar os rumos do planeta. Seu habitat está nos sites políticos e o que lhe motiva são os desmandos dos poderes. Quando o revolucionário da internet aparece, podemos imaginar uma roda de violão tocando os clássicos de Geraldo Vandré. Engajado, o revolucionário pode se incomodar com fraudes no Congresso, mas também se manifesta a respeito da preservação do meio ambiente, maltrato aos animais e a Fome na África. Infelizmente, suas revoluções nunca saem de frente do computador.

2 O Revoltado
O indignado. Tudo lhe deixa irritado. Ele não propõe uma revolução, apenas fica indignado com tudo e acha que o povo brasileiro é um palhaço inerte. O revoltado da internet é aquele cidadão que compartilha aquelas montagens do Facebook mostrando como a gasolina, o Ford Focus, o iPad ou outros itens de subsistência são muito mais baratos no exterior, em relação ao Brasil. Infelizmente, o revoltado não pesquisa quanto é que custa 1kg de Frango na Arábia Saudita.

3 O Profeta
Todo mundo gosta de fazer uma previsão, vez ou outra. Deixar que as vozes iluminadas do futuro te tragam um prognóstico. Na internet, isso ainda é mais comum. O tempo todo nós podemos ver uma série de profetas explicando como é que as coisas irão acontecer no futuro. Mais do que um palpite, os profetas agem por um dom, movidos pela mediunidade. Talvez, seja o caso de se pensar que os cabos de banda larga trazem dados do futuro.

4 Os Juristas
Os advogados são responsáveis por metade do fluxo de informação da internet. Não sei se isso significa que o mercado está bom (todos querem fazer Direito) ou se está muito ruim (ninguém consegue emprego). Notícias do meio jurídico sempre estão entre as mais acessadas dos sites. Lá, podemos ver uma série de pessoas debatendo cláusulas pétreas, habeas corpus e antecipações de tutela com uma naturalidade impar. Antes de um julgamento, os juristas ficam discutindo como serão os votos, analisam o perfil técnico de cada desembargador e depois comentam "era batata que fulano ia absolver o réu!". Este tipo de usuário da internet também tem amplo conhecimento dos bastidores e divulga os maiores boatos como se fossem furos de reportagem. Porque os advogados fazem isso? Será que eles pensam que comentários na internet trarão respeito e clientes para eles? Bem, todos sabemos que advogados são metidos a ombudsman da humanidade, mas porque eles fazem eu não sei. Apenas sei que eles fazem e isso basta.
Galera reunida para comentar notícias na internet

5 O Retardado
De longe, o tipo mais comum que encontramos na internet. Pode se associar com outros tipos. Temos o revoltado-retardado, o profeta-retardado, o jurista-retardado, tal qual o cidadão normal retardado. Este é aquele que faz comentários absurdos sobre qualquer coisa, comete erros de português grosseiros, não entende o que está escrito em lugar nenhum e costuma a quebrar a ordem. Fora da internet, estes usuários também tem comportamentos estranhos, tais quais: comer as próprias fezes, discutir com amigos imaginários, desenvolver técnicas para o resfriamento rápido de caixas de leite e bater a cabeça contra a parede.

Comentários