Reações à Chuva

“If the rain comes they run and hide their heads. They might as well be dead”.


Teoricamente, a chuva é um fenômeno natural. Por algum motivo que os físicos saberiam explicar, a água evapora e forma aquelas nuvens, por vezes escuras, que pairam soberanas sobre nossas cabeças. Um dia, toda essa água caí em cima da gente na forma de pingos. E então, a água que caiu volta a evaporar, para voltar a cair, em um ciclo eterno. Portanto, a chuva é natural. A chuva. Porque os raios e trovões não. Esses sim são do demônio.

Ninguém saberia precisar quando é que ocorreu a primeira chuva e quanto tempo ela durou. Mas, dizem que antigamente é que chovia pra caralho coisa de, tipo, 40 dias seguidos. Durante um ano, pode chover várias vezes em uma cidade e pode chover em vários lugares, exceto no deserto do Atacama. Assim sendo, exceção feita às crianças do Atacama, a chuva deveria ser encarada como um evento natural pelas pessoas.
- Olha, está chovendo. Que coisa heim? Ontem choveu também.
- Pois é rapaz. A chuva, veja só.

Essa Chuva.
Mas, no entanto, não é isso o que acontece. A chuva provoca os instintos mais primitivos nos seres humanos. Assim que um cidadão percebe que está chovendo, ele logo é tomado por um pânico imensurável. Um pânico que logo se espalha por todos os outros presentes no recinto, que diga-se, é protegidos da chuva.
- Deus! Está Chovendo! Não é possível!
- Não, não pode! Porque? Porque?

Logo as pessoas passam a correr desorientadas, de um lado para o outro, se batendo nas paredes, derrubando mesas, provocando o caos. Se, por um acaso, caí um raio, aí sim é que o pandemônio se aproxima. As pessoas se comportam como se elas fossem gremlins de chapinha.

Se essas pessoas forem dirigir, aí sim é que a situação piora. Elas se descontrolam de vez. O trânsito na chuva é o mais próximo que a vida chega do juízo final. Pessoas dirigem a 10km/h, outras a 90, pessoas param nos acostamentos, nos canteiros centrais. Param para esperar o clarão que virá do céu para encerrar suas vidas.

Ok, talvez eu tenha exagerado. Mas, é um fato consumado que as pessoas não reagem bem a chuva. Se começa a chover, o povo fica lamentando a chuva que caí lá fora, indagando o sentido da vida. A chuva parece simbolizar uma série de planos frustrados, uma vida vazia a espera da morte que um dia chegará, sem perdão. Toda uma melancolia expressa na frase:
- Mas, essa chuva...

Comentários