Pessoas constrangedoras, volume 11

Pessoas que deprimem qualquer conversa

Você provavelmente deve ter algum amigo assim. O que talvez diga muito sobre as suas amizades. Você pode alegar que talvez ele não seja bem um amigo, quem sabe é apenas um conhecido, daqueles que você cumprimenta e troca breves palavras quando se encontra com ele na seção de verduras do supermercado. Ele, um cidadão que é capaz de deprimir qualquer conversa. Falemos sobre esse tipo de pessoa constrangedora.

1 O Saudosista
O saudosista sempre se lembra dos bons tempos, quando vocês eram jovens e tinham uma vida inteira pela frente. Uma conversa que sempre se torna melancólica.
- E ai cara! Quanto tempo!
- Pois é. Última vez que a gente se viu foi no…
- No casamento da Roberta.
- Isso! Faz tempo heim?
- É… naquela época o Carlinhos ainda estava vivo.
- Pois é.
- Que tragédia que foi aquele acidente não?
- Pois é.
- Muito triste. E pensar que ele tinha uma vida toda pela frente. Um cara tão jovem, tão inteligente. A vida é injusta mesmo.
- Acontece.
- Desde que ele morreu, minha vida nunca mais foi a mesma. Eu choro todas as noites desde então, me lembrando da nossa juventude.
-É…
- Por vezes, eu peço a Deus que ele me leve junto. Eu não mereço mais viver.

2 O Arruinado
Este é aquele cidadão que está sempre na merda. Vivendo uma vida desgraçada e propagando seus desfeitos.
- Como é que você ta cara?
- Pra variar, na merda.
- Haha, porque?
- Porque minha vida é uma merda cara.
- Sei.
- Só acontece merda na minha vida, o tempo todo. Perco o emprego, a namorada, meu cachorro me morde, minha unha encravada.
- Complicado.
- Já cogitei seriamente o suicídio. Tomei cinco doses de veneno para rato. Mas, infelizmente os médicos me salvaram a tempo.
- …
- Mas eu ainda chego lá e dou fim nessa minha vida de merda. Quem sabe não consigo uma overdose de cocaína.

3 O Pessimista
Aquele que nega todas as possibilidades futuras.
- Então cara, estou me mudando para Fortaleza.
- Ixi, tenho um amigo meu que foi pra lá, perdeu tudo.
- É?
- Sim. Tentou um negócio, mas não deu certo. O povo lá é sacana com quem é de fora.
- Bem, vamos ver. Quem sabe eu tenho melhor sorte.
- Duvido. Ninguém consegue. Esse meu amigo, hoje vive na rua vendendo o próprio corpo para sustentar o seu vício em pedra.

4 O Cão da Depressão
Poeta moderno, frasista deslocado, depressivo extemporâneo.
- Beleza?
- Não. Eu ainda sinto.
- Sente o que?
- A minha respiração. A vida é um exercício diário de sobrevivência.
- Não fica assim cara. Você tem seus amigos.
- Minhas únicas companhias são a tristeza e a solidão.
- Que é isso.
- Eu sonho em ser uma pessoa melhor. Mas sempre acordo com o meu fracasso.

Pessoas constrangedoras, uma série que tem mais volumes do que as coletâneas da Som Livre.

Comentários