A noite vai ter eclipse lunar

Ontem, também conhecido como dia 5 de junho de 2012, ocorreu um eclipse venusiano. Isso significa que o planta Vênus (planeta de origem das mulheres e dos Incas Venusianos, lendários inimigos do National Kid) se pôs entre a Terra e o Sol. Assim sendo, se você olhasse para o céu ontem iria ver um ponto negro sobre o sol, como se fosse uma mosca perdida. Depois, ficaria cego provavelmente, porque isso é o que ocorre quando se encara o sol.

Se você não conseguiu assistir este maravilhoso evento, azar o seu. Vênus só voltará a se por entre a Terra e o Sol no longínquo ano de 2117. A mídia faz questão de enfatizar que essa oportunidade nunca mais irá se repetir em sua vida. Nem na dos seus filhos. Quiçá seus netos terão a aprazível chance de observarem o ponto negro, já no fim das suas vidas.
A chance de ver um eclipse solar é a mesma de
escapar de um ataque desses feras aí
Ou não. Eclipses, principalmente os populares lunares, são dotados de um grande mistério. Sempre que um ocorre, é amplamente noticiado que o próximo só ocorrerá dentro de 200 anos, quando já não existirá um misero traço dos seus restos mortais em nosso planeta. No entanto, não dá nem dois meses e já aparece um outro, tratado como o último até a troca do reinado do Reino Unido.

Mas, mesmo com essa grande oferta de eclipses, dificilmente você irá ver um em toda a sua vida. Mas não é pela sua suposta raridade e sim pelo azar geográfico. Perceba que todos os eclipses ocorrem em um lugar  diferente de onde você mora. As notícias dos jornais são sempre assim:
- O raríssimo eclipse total do Sol irá ocorrer amanhã. A última vez em que isso aconteceu foi no dia em que Brutus apunhalou Júlio César. No entanto, o fenômeno só poderá ser observado no hemisfério norte.

Eclipses nunca podem ser observados da sua casa. Geralmente, apenas os moradores de uma remota região do planeta é que terão esse privilégio. Apenas no Alaska, na Islândia, no leste da Moldávia, na fronteira da Geórgia, no alto do Monte Sião ou no teto de uma choupana no Quirguistão. Creio que nunca ocorreu um eclipse visível no hemisfério sul. E se ocorreu, deu pra ver apenas na Argentina. Ou no máximo, ele parou ali em Barra do Garças. Se chegou na sua cidade, só dava pra ver no topo do ponto mais alto da cidade. E, se por uma espécie de milagre, o eclipse seria visível da janela do seu quarto, aposte que o céu estava absurdamente nublado.

Enfim, eclipses são uma farsa.

Comentários