Guia CH3: Como ter uma vida saudável

Não é fácil ter uma vida saudável. Não, não é. Se por um acaso fosse fácil, não existiram tantas publicações querendo lhe ensinar a como alcançar este estilo de vida. Inclusive este Guia CH3, porque nós não estamos aqui pelas obviedades. O Profeta já dizia: "mais fácil um camelo passar num buraco de agulha do que você, seu gordo infeliz. O camelo pelo menos pratica alguma atividade física, enquanto que você é um porco sedentário".

Muitas pessoas já morreram em busca de uma vida saudável. Outras tantas morreram justamente por não objetivar uma vida assim. E outros ainda morreram sem se importar com isso. O fato é que pessoas morrem, o tempo todo. Algumas crianças enxergam essas pessoas, o tempo todo. E não há nada que você possa fazer por isso. Acalme-se e atente-se as nossas dicas.

Primeiro, você precisa esquecer todas as dietas milagrosas que surgem em seu caminho. Exceção feita a Dieta do Chá de Cogumelo, essa sim eficaz. Esqueça essas histórias de dieta das cores, da proteína, do alfabeto. O que os inventores desse tipo de dieta fazem é uma jogada de marketing. Eles criam um nome diferente, uma explicação excêntrica e diferente para convencer as pessoas a seguirem seus ideais. Assim, eles lançam livros sobre o assunto e ganham dinheiro. Desconfie de toda a dieta que é lançada em livro. Aposto que o próximo passo seria lançar uma igreja sobre o assunto, também para ganhar dinheiro.

Se você quiser ter uma vida saudável, você precisa pensar nos seus hábitos diários. Não adianta nada acordar às 5h para caminhar no parque, almoçar agrião com acelga e passar o dia inteiro bebendo apenas água. Se na semana seguinte, você voltar a ter seus velhos hábitos, de nada adiantará. Uma semana não faz milagre.
Provável que o segredo esteja nos balões

Os nutricionistas dizem que você precisa abolir as gorduras, as frituras, açúcares, sal e o que for da sua dieta. Ou seja, abolir a batata frita, o refrigerante, a cerveja, o churrasco. Realmente, é bem provável que você consiga chegar até os 120 anos se cortar tudo o que faz mal para a saúde. Mas, convenhamos que não vale a pena viver 120 anos a base de peixe grelhado, rúcula e arroz integral. Os nutricionistas querem que você tenha uma vida infeliz. Provável que eles digam que você também não deve ver futebol, jogar sinuca e stalkear o Facebook alheio. Mas, saiba que uma batata frita eventual não vai te matar.

Uma dieta colorida não significa
que você deva comer o Restart
Isso não significa que você deve almoçar no McDonalds todos os dias. Vocês devem ter visto aquele lendário documentário, Super Size Me, em que o documentarista fazia todas as suas refeições no McDonalds. Depois de um mês, ele havia engordado 80 quilos e adquirido sequelas eternas. Mas essa é uma condição extrema e doentia. É preciso ser doente para fazer todas as suas refeições na lanchonete. E, se você passar 30 dias comendo apenas rúcula, ou apenas filé de frango, você tem grandes chances de morrer também. Nem que seja por suicídio.

Você pode conviver com a diversidade. Mas isso não significa que você deva cair naquele papo antigo de que é preciso comer de tudo. Sim, tire esse sorriso do seu rosto. Você não tem a desculpa de que está comendo suas próprias fezes em nome de uma vida saudável.

O refrigerante pode provocar diabetes, cáries e câncer? Pode. Mas os refrigerantes zero tem mais sódio do que batata frita e alguns sucos são tão calóricos quanto os refrigerantes. Os sucos de caixinha são ricos em conservantes que irão te matar lentamente. Sucos naturais tem grande abundância de coliformes fecais. E a água também pode estar contaminada. Ou seja, não beba nada. Continue a treinar agora.

Os médicos sempre dizem que devemos fazer exercícios físicos. Eles realmente são bons? Depende. Uma caminhada leve é a típica coisa que não vai servir de nada, exceto para tirar o peso da sua consciência. A prática de esportes pode ser saudável, mas há uma grande chance de que você sofra alguma lesão. Se o médico perguntar se você prática esportes, não diga que você joga xadrez ou pôquer, não pega bem. Entre os esportes não saudáveis, podemos incluir: comer 100 hambúrgueres em um minuto, engolir espadas, introduzir garrafas pet no ânus, roleta russa, truco valendo o toba.

Conclusão: ter uma vida saudável é impossível. Contente-se com a sua própria.

Comentários