As funções do Street View


O Google Street View surgiu um tempo atrás, como mais uma ferramenta para auxiliar as pessoas a se localizarem pelas ruas das cidades que elas não conhecem. Além de poder observar os mapas, as imagens de satélite, você poderia ter a visão de quem está no meio da rua. Assim, você poderia buscar um ponto de referência, uma placa, uma loja, para saber exatamente aonde você quer ir.

Mas, não é isso o que acontece. No geral, o Street View só tem gerado processos por invasão de privacidade. Porque ninguém utiliza o serviço com esses fins. Fizemos uma enquete com 8.565.810 pessoas no mundo inteiro, utilizamos um banco de dados e não encontramos uma única resposta positiva aos propósitos originais. A literatura cibernética não tem um registro sequer de uma pessoa que tenha utilizado o GSV para se localizar. Existem muitas outras funções para as visões da rua.

1 Ficar vendo sua casa e a casa de pessoas conhecidas.
O Street View exerce um enorme fascínio para as pessoas. Não tenha dúvida que todo mundo, ao saber que o serviço estava disponível na sua cidade, correu para o computador para ver uma foto da sua casa. Então a pessoa fica por segundos observando a casa, admirada. Depois disso, todos vão ver o seu trabalho, a casa da namorada, a casa do melhor amigo. Observar que sua vizinha fofoqueira estava na janela da casa dela.

2 Procurar cenas bizarras.
A cena da mulher de camisa laranja que teve o azar incrível de ser fotografada bem durante um tombo sensacional em uma rua de Belo Horizonte. Outro cidadão que passou mal em praça pública, foi flagrado e demitido do emprego, porque as pessoas imaginavam que ele estava bêbado. Cidadãos pulando muros de casa durante assaltos, viaturas policiais abordando garotas de programa. Todas essas pessoas que estavam fazendo a coisa errada na hora errada.

3 Testar se o negócio é ao vivo.
Ao descobrir a existência do Street View, muitas pessoas fizeram um teste. Focalizaram a imagem sobre o local em que estavam, chamaram uma pessoa de total e confiança e combinaram: vou ali fora. Fica olhando pra ver se eu apareço. O cidadão vai até a calçada e começa a dar tchau. Volta correndo para testar o resultado e é informado que nada apareceu. Revoltado, o cidadão revela ao mundo que o programa é uma farsa. Sim, isso é verdade. Muitas pessoas fazem isso com o Google Maps também.

4 Tentar ver se algum conhecido seu estava em um lugar constrangedor.
Quem nunca fez uma varredura por puteiros, zonas de meretrício, bares com frequentadores duvidosos na tentativa de reconhecer algum desafeto, ou a Veraneio vermelha a venda que só o seu chefe tem, estacionada na frente de uma sauna gay? Quem nunca heim?

5 Achar que está viajando pelo mundo sem sair do seu computador.
Ver a Champs-Élysées, o Coliseu de Roma, o Big Ben, a Muralha da China. A sensação é a mesma de ver com seus olhos. É possível viajar o mundo em frente ao computador, sem tirar a bunda da cadeira. Emocionante, não?

Comentários