Neymar e o mecenato do mau. Ele deveria ser preso?

Mecenas é uma dessas palavras que saiu de moda. Se você sair à rua perguntando para as pessoas se elas praticam o mecenato, receberá risadas maliciosas como respostas. Risadas de pessoas que imaginam que o mecenas é aquele que é subjugado sexualmente por uma dúzia de atores pornôs. Estas mesmas pessoas poderão partir para as agressões físicas ou verbais. Principalmente se você for de um programa de humor.

No entanto, o mecenas já foi uma figura importante em tempos antigos. Ele era aquele cidadão endinheirado que resolvia investir na carreira dos jovens artistas, por puro prazer ou em troca de favores sexuais. Isso permitia que os pintores levassem uma vida dedicado ao ócio contemplativo. A prática do mecenato foi importante para impulsionar o Renascimento, mas foi deixada de lado, desde que foram inventados o patrocínio estatal e a Lei de Incentivo Fiscal.

Hoje em dia, se você é famoso, ainda pode investir na carreira de alguém. Como naquela história em que o artista, para não pagar a consulta, agradece ao Dr. Paninowski e sua maravilhosa equipe pelos esforços que possibilitaram sua plena recuperação, no programa da Ana Maria Braga. E dentro deste cenário, o maior mecenas dos tempos atuais é o Neymar. Sim, ele mesmo.

Apesar do visual ridículo, Neymar é um jogador brilhante, que já conseguiu importantes conquistas em sua breve carreira. Foi alçado ao estrelato nacional, protagonizando as mais diversas propagandas. Diria que Neymar é o primeiro popstar do futebol brasileiro. Ou talvez, o primeiro que esteja jogando por aqui durante o auge da sua carreira.

Logo, tudo o que Neymar faz se multiplica em mil. Seu já citado visual ridículo, seus trejeitos são copiados por crianças em todo país. Assim como suas dancinhas. Logo que ele começou a aparecer em 2010, o time do Santos, liderado por Robinho, popularizou as comemorações coreografadas. Aquele time se desfez e Neymar seguiu seu voo solo.

Rambo não gostou do Tchu Tchá
Digo que pelo o que ele tem feito, Neymar deveria ser preso. E nem falo isso pelo fato de ele ter feito as pessoas acreditarem que o infame Zé Love era um jogador de futebol. Neymar tem se tornado o principal incentivador e divulgador das maiores porcarias que surgiram no Brasil nos últimos tempos. Ele estava lá, popularizando o Michel Teló. Foi ele que praticamente inventou o Tchu Tchá Tchá.

Veja, se o simples ato de dançar o Tchu Tchá Tchá deveria originar a pena de morte, imagine as sanções que o responsável pela sua massificação deveria sofrer? Seria preciso rasgar a Convenção de Genebra para chegar a um bom termo.

E o que virá depois? Se Neymar existisse em outros tempos, tenho certeza de que ele poderia tornar o Créu, a Boquinha da Garrafa em coisas muito piores. Veja você, ele surgiu depois da era do Axé, veja do que escapamos. E veja a nossa decadência. Antes, as coreografias eram popularizadas por mulheres seminuas, hoje, por um rapaz de moicano descolorido.

Comentários