Costumes Superados

Nós sempre temos o hábito de olhar para o passado de maneira grandiosa. Temos a tendência de observar o mundo com olhos de Carlos Nascimento e pensarmos que já fomos mais inteligentes. Mas, nem sempre isso é verdade. Não quero aqui bancar o Roberto Carlos, mas é verdade que o mundo melhorou em alguns aspectos. Felizmente, com o passar dos anos, nós já abandonamos alguns hábitos chatos.

Imagine que você está dormindo no conforto do seu lar. De repente, você começa a escutar uma voz te chamando pela janela. Claro, o mais provável é que você se esconda debaixo dos lençóis e finja não estar em casa, com medo de um sequestro. Mas, você olha pela janela e vê um pretendente. Ele começa a cantar: “Seus olhos e seus olhares, milhares de tentações. Meninas são tão mulheres, seus truques e confusões se espalham pelos pelos¹, boca e cabelo”.
Chicos pierto de una mujer

Não, não é uma pegadinha do Mallandro. É uma serenata. Este hábito felizmente abandonado na sociedade contemporânea, já foi uma prática comum entre os amantes da antiguidade. Naquela época, parecia ser uma boa ideia acordar uma pessoa de madrugada, cantando uma série de músicas românticas.

Imagino que vários fatores encerraram o ciclo da serenata. O principal, é que as pessoas trabalham hoje em dia e não podem ficar vadiando de madrugada. Outro, é que antigamente as casas eram gigantes, então uma serenata na sacada do quarto da filha não seria percebida por mais ninguém. Hoje, você acordaria o pai e a mãe, os vizinhos. Toda sua ação seria filmada e colocada no youtube, inclusive o linchamento ao qual você seria submetido por acordar os vizinhos de madrugada.

Aliás, morar em castelos é outro hábito felizmente deixado para trás. Símbolo da opulência e da ostentação, morar em um castelo sempre me pareceu extremamente chato. Não deve ser legal olhar no Google Maps para encontrar o melhor caminho entre seu quarto e a cozinha. Além disso, de tão grande, dentro dos castelos moravam uma série de pessoas que você nem conhecia, parentes, amigos dos primos. Um monte de gente que não limpava um prato, não pagava uma conta e ainda organizava orgias dentro do estabelecimento.

Ele não percebeu que a colcha estava
presa no ombro
Um dos mais deploráveis hábitos que as pessoas de antigamente tinham, era o uso indiscriminado de perucas. Sim, hoje as pessoas ainda usam perucas, mas com outros objetivos. Hoje, quem usa peruca é porque não quer ser conhecido como “aquele careca bilionário” e sim como “aquele bilionário que usa peruca”. Antigamente não, as perucas também eram símbolo de poder.

Tudo bem, todo e qualquer elemento do vestuário da época é simplesmente vergonhoso. Mas a peruca é a cereja do bolo, aquilo que acaba de vez com a reputação de toda uma época. Imagine se o Lula, ao ser eleito presidente tivesse que usar uma peruca dessas? Duvido que ele seria reeleito ou que conseguiria fazer o seu sucessor. A Revolução Francesa, somente aconteceu porque o povo não queria mais um governante de peruca. O problema é que os revolucionários também as usavam, o que possibilitou a ascensão do desperucado Napoleão.

Aliás, um pouco mais recente, mas também detestável, o hábito de usar ternos em toda e qualquer situação foi abandonado. Em toda e qualquer foto do começo do século XX, nós vemos as pessoas de terno. As pessoas andavam na 13 de Junho em Cuiabá de terno, gravata e chapéu, ainda por cima. O abandono do terno é a principal razão para o aumento da expectativa de vida nos tempos atuais.

Aliás, naquela época, todo mundo sempre aparecia em fotos posadas. O que dizer da época em que as pessoas precisavam fazer toda essa pose para tirar fotos? A mulher segurando os ombros do marido, as criancinhas de fraque.

Juventude Bonita


Mas, sem dúvida o pior de tudo eram as privadas coletivas. Sim, você não tinha aquele espaço pessoal para realizar suas necessidades. Elas eram feitas em grandes lugares ao ar livre, onde todos podiam quebrar um paradigma em conjunto, batendo altos papos filosóficos. E olha que, na época, isso era um avanço para o saneamento básico.

Bem, talvez não seja o pior. Lembrei-me que até pouco tempo, era normal utilizar o Sérgio Mallandro como galã em filmes da Xuxa.

¹Observação: Parabéns, reforma ortográfica.

Comentários