Por Onde Anda: Tonho da Lua


A reexibição da novela Mulheres de Areia, sucesso de crítica, público, política e religião no começo dos anos 90, trouxe a tona o lendário Tonho da Lua. Um dos mais carismáticos personagens da teledramaturgia nacional, quiçá mundial, em todos os tempos. Em todos os lugares as pessoas se perguntavam: “por onde ele anda? Amávamos o tanto, porque esquecemo-lo?”.

O jovem Antônio da Lua sempre foi um garoto diferente. Enquanto todos os seus colegas jogavam futebol nas praias de Pontal da Areia, ele preferia ficar sentado em um canto, balbuciando palavras e matando moscas imaginárias. Ainda muito novo, ele presenciou um fato que o marcou para sempre. O assassinato do seu pai, que foi empurrado do alto de umas pedras pelo maléfico pescador Seu Donato.

da Lua continua meio retardado
Única testemunha, Tonho não foi levado a sério por ser considerado retardado. Seu Donato ainda se transformou no padrasto de da Lua. Tonho era constantemente humilhado, principalmente por seu estranho hábito de comer as próprias fezes. O maléfico pescador não era fácil. Ele estabeleceu uma verdadeira ditadura entre os pescadores, promovendo a pobreza e o descontentamento geral. Em uma análise sensata, Seu Donato pode ser considerado a reencarnação de Hitler e Rasputin, um anticristo.

Criado solto, Tonho da Lua se converteu num verdadeiro Louquinho de Bairro. Levava uma vida bucólica, diria que uma vida de merda. Passava o dia sob um sol escaldante construindo esculturas de areia que seriam destruídas por Raquel, a gêmea maléfica. Ele nutria uma paixão não correspondida por Ruth, a gêmea boazinha, que, para seu azar, preferiu namorar alguém que não fosse considerado retardado.

No entanto, todo esse lado simpático, diria até, pueril, tinha uma face oculta. Tonho era um psicopata. Passava boa parte dos seus dias planejando os assassinatos de seus inimigos. Também tentava enganar as pessoas. Chegou a ser internado em um hospício, mas, devido ao seu lado boa praça e a ineficiência dos sanatórios brasileiros, ele foi liberado.

Quando a exibição da novela acabou, seus inimigos todos haviam morrido – sabe como é, vilões sempre morrem. Ruth se casou e provavelmente foi embora para um lugar melhor do que Pontal da Areia e longe de da Lua dizendo “Rutinhaaaaaaa ahhhh”.

Da Lua se entregou ao álcool, famoso escape para os amores fracassados. Continuou fazendo esculturas de areia que as pessoas diziam que eram bonitas, apenas para agradá-lo. Casou-se com Carolina Dieckmann, sabe-se lá como, compondo o casal consagrado como o mais chato do Brasil. O casamento ruiu porque Tonho preferia continuar namorando suas esculturas de areia, em um fetiche sórdido.

Com a aprovação da cartilha do politicamente correto, durante o Governo Lula, Da Lua processou todos aqueles que o chamavam de retardado. Para seu azar, a cidade de Pontal da Areia não existe em nenhum órgão oficial do governo, o que fez o processo se arrastar. Por várias vezes ele fez manifestos na frente da sede do STF, pedindo ajuda de Ruthinha. Que nunca voltou.

Os médicos não viram outra solução para o seu caso. Em 2008, optaram por uma lobotomia não consentida em Tonho da Lua. Hoje, ele mora no fundo de uma casa de pescadores. Fica o dia inteiro olhando para um ponto vazio e as pessoas conversam com ele como se ele fosse uma criança. Um triste fim.

Comentários