Mensagens Cifradas


Vez por outra os telejornais nos mostram escutas telefônicas feitas com algum tipo de contraventor. Escutas incriminadoras, com trechos reveladores, que condenarão o criminoso. Geralmente, são conversas bem diretas e frias. Os traficantes conversam como se estivessem em um papo trivial sobre o seu dia de trabalho. Bem, não deixa de ser.
- Então, você que vai levar o pó pro Paraguai?
- Eu mermo. Mas ó, to precisando de 20 mil pra levar o bagulho, tá ligado?
- Tá caro heim? Lembra que da última vez eu que apaguei os vintes policia pra te dar passagem.
Minha dúvida sempre foi: como encontrar uma garrafa em uma ilha deserta?

Mas, curioso mesmo é quando os criminosos conversam através de mensagens cifradas. Sim, o primeiro diálogo não era cifrado.
- Então, nossa ovelha foi interceptada no caminho pro campo. Quatro onças.
- Pegaram toda lã?
- Sim. A ovelha tá no cercado.
- Temos que sedar as onças.

Uma conversa cifrada tem o objetivo de despistar os investigadores. Dificultar a obtenção das provas. Mas, por serem tão surreais, acabam facilmente descobertas. Que raio de traficante agroindustrial é esse? As onças sabem tosar? É claro que ovelha é o transportador da droga, que a lã é a cocaína, que as onças são os policias militares, que sedar significa matar e que o campo é a Bolívia.

Os traficantes tentam criar as mais complicadas cifras, na tentativa de deixar a conversa completamente inteligível. Como nessa conversa, interceptada entre dois criminosos do Morro da Papuda.
- Foi a cotovia, arauto da manhã e não o rouxinol. Olha as riscas invejosas que tecem um rendado nas nuvens que vão partindo lá para os lados do nascente. As velas noturnas consumiram-se e o dia, bem-disposto, põe-se nas pontas dos pés sobre os cimos nevoentos dos morros. Devo partir e viver ou fico para morrer.
- Essa luz não é a luz do dia, eu sei que não é, eu sei. É só algum meteoro que se desprendeu do sol, enviado para esta noite portador de tocha a teu dispor e iluminar-te em teu caminho para Mântua. Portanto, fica ainda, não precisa partir.
- Que me prendam! Que me matem! Se assim o queres, estou de acordo. Digo que aquele acinzentado não é o raiar do dia; antes, é o pálido reflexo da lua. Digo que não é a cotovia que lança notas melodiosas para a abóbada do céu, tão acima de nossas cabeças. Tenho mais ânsia de ficar que vontade de partir. — Vem, morte, e seja bem-vinda!

Mais uma vez, a interpretação é simples. Percebe-se que na conversa acima os dois traficantes conversam por telefone se um deles deve deixar o seu posto. Discutem se o barulho do carro na rua é de um comparsa do grupo – a cotovia – ou do rouxinol, que no caso seria a Polícia Militar. O primeiro traficante observa que a luz foi cortada e pensa em partir para o alto da favela, os nevoentos morros. O outro traficante tenta convencê-lo que ele está numa emboscada. Meteoro é uma expressão para se referir a tiros de fuzil e, iluminar-te, significa matar-te. O primeiro traficante então resolve ficar no lugar, mesmo com o risco de ser preso, ou de ser morto, acatando a ordem do seu superior. A máfia é assim.

A Polícia Federal sempre obtém sucesso em suas interpretações. Qualquer diálogo cifrado pode ser desvendado pela alta cúpula da Inteligência brasileira.
-Nunca deixe de usar filtro solar. Se eu pudesse dar só uma dica sobre o futuro seria esta: usem o filtro solar! Os benefícios a longo prazo do uso de Filtro Solar estão provados e comprovados pela ciência. Já o resto de meus conselhos não tem outra base confiável além de minha própria experiência errante.
- Brother and sister, Together we'll make it through. Someday a spirit will take you and Guide you there. I know you've been hurtin', but I've been waiting to be there for you and I'll be there just helping you out whenever I can.

Bem, exceto quando eles interceptam discursos do Pedro Bial por engano.

Comentários