As previsões para 2012

E lá estávamos nós novamente. Outro primeiro de janeiro, desta vez, no ano de 2012. Lá estávamos no bairro Jardim Leblon, na casa de Pai Jorginho de Ogum. O Mago, o Mestre, o Mito, o Messias, o Místico, o Merdão, o… fiquei sem ideias para adjetivos que comecem com M. Enfim. O assunto seria o de sempre. Aquele que domina os noticiários no primeiro dia do ano, fora as enchentes. Falo das previsões do ano vindouro.

Em 2010, o pai-de-santo obteve um desempenho favorável. Acertou que o Corinthians não ganharia a Libertadores, que Gretchen se casaria e que um astro internacional viria até o Brasil e faria comentários pejorativos sobre o nosso país. Tudo isso aconteceu. No entanto, seu maior feito continua sendo a previsão de que Ronaldo faria uma lipoaspiração em 2009.

Cheguei até a casa de Pai de Jorginho de Ogum no final da tarde. Encontrei um peru meio devorado, com muita farofa espalhada sobre a mesa. Também vi uma mousse de maracujá e um arroz de aspecto duvidoso. Cão Leproso tentava alcançar o peru, mas não obteve sucesso.

Surpreendi Pai Jorginho na sala, assistindo comédias românticas dubladas. Saquei meu celular e registrei o momento. Ele se defendeu e disse que estava muito sensível. Havia discutido com Marcão, que levou sua mulher e sua filha para passar o réveillon em Jangada. Jorginho passou a virada ao lado de um cachorro sem braços e um arroz de aspecto duvidoso, pulando ondinhas e engolindo uvas, lentilhas e simpatias diversas.

Falei para ele que eu queria as previsões para 2012. Ele começou a se desculpar pelos equívocos de 2011, mas eu o interrompi, falando que seu desempenho havia sido bom. Questionei-o se ele não se lembrava do que havia dito. Ele tergiversou. Disse apenas que iria se preparar e foi até o seu quarto. De lá voltou com um caderno amarrotado. Em sua capa estava escrito “previsões certeiras para o ano novo”.

Jorginho começou a folhear o caderno. “Eu já disse que o Corinthians não iria ganhar a Libertadores? Pode colocar esse ano de novo”. Perguntei a ele o que era aquilo e ele me explicou que era um caderno com previsões que certamente vão acontecer num ano. “E fácil. Aqui tem a frase que um famoso vai morrer e aí é só pegar alguém que tá pela hora da morte. Também tem frases sobre tragédias naturais e fracassos do Corinthians em competições internacionais”.

Ele continuou falando que esse é um hábito comum em sua categoria. Também disse que não era o único livro do tipo, que ele também tinha um “frases boas para horóscopo”, prontas para livre disposição nos variados signos.

Falei para ele que estas revelações eram chocantes e poderiam mudar a maneira como as pessoas veem o mundo. Ele me respondeu falando que o azar é dessas pessoas. E na sequencia emendou:
- Ministros da Dilma irão cair em um ano confuso para a política.
- A seleção brasileira vai desagradar seus críticos e não ganhará as Olímpiadas.
- Depois de marcar quatro gols contra o Catanduvense, Neymar voltará a ser proclamado o melhor do mundo pela imprensa brasileira.
- O Big Brother irá dominar as notícias dos mais diversos sites.

Falou muitas outras coisas, que eu não anotei. Não sabia da frieza com que as previsões eram feitas. Perguntei para Pai Jorginho se era por isso que previsões pouco usuais como “A sociedade organizada irá matar Michel Teló e acabar com todas as suas gravações registradas”, jamais são feitas. Ele disse que sim. E completou que um novo sucesso de Teló irá infernizar a vida das pessoas. Eu disse que isto era triste e ele me respondeu “tudo já está escrito”; Uma frase que soou muito boa para o momento. Dei meus parabéns para ele e o deixei assistir o final do filme com Ashton Kutcher.

De saída da casa, encontrei Cão Leproso ainda babando por um Peru. Alcancei uma sobrecoxa para ele e disse “finge que caiu no chão”. Ele saiu correndo com o pedaço na boca, tropeçou, mas levantou. Pronto, fiz minha boa ação do ano.

Comentários