Os Maias

Se há um conselho que eu posso dar para você hoje, este conselho não é “use filtro solar”. Sim, o filtro solar pode ter muitos benefícios, ele vai te proteger do câncer de pele, irá te fazer viver até os 200 anos. Mas eu não pretendo te aconselhar a escovar os dentes, comer salada, não exagerar no sal, tomar banho e limpar a parte de trás das orelhas. O CH3 não é a sua mãe.

Eu diria para você fazer tudo o que você sempre quis fazer nesta virada do ano. Realize os seus sonhos, faça tudo o que você planejou, mas jamais cumpriu. Viaje para onde você sempre quis, apronte todas as loucuras mais improváveis, toque o terror. Afinal, este será o último réveillon de nossas vidas. Todos nós sabemos que o mundo irá acabar em 20/12 de 2012, conforme os Maias nos avisaram.

Ok, é mentira. Não vá deitar pelado na mesa do seu chefe e depois colocar a culpa no CH3. O mundo não vai acabar em 2012. Convenhamos, os maias não conheciam Jesus e, portanto, eles não usariam o calendário gregoriano. O mundo deles não tinha a menor noção do que era 2012. Ainda mais, um cabalístico 20/12 de 2012.

Convenhamos, seus apocalípticos de merda. É muito óbvio que o fim do mundo maia é uma farsa. Lembremos também, de como os maias foram uma civilização fracassada. Eles não conseguiram sequer prever o fim deles e vão querer o prever o fim do resto da humanidade? Olhem para o seu quintal primeiro, oras. Aliás, vocês só conheciam o México e queriam falar sobre o resto do mundo?

Na época do colégio, nós sempre estudávamos os Incas, os Maias e os Atecas (sempre citados nesta ordem, provavelmente por conta de alguma convenção internacional). Os Incas viviam na região do Peru e tinham uma bandeira igual ao movimento LGBT. Então, os espanhóis chegaram aqui, viram que a região tinha ouro e mataram todos os índios. Já os astecas viviam na região do México. Os espanhóis chegaram e, como curtiam um genocídio básico, resolveram matar os índios. Armaram emboscadas e trouxeram pessoas com varíola, só de sacanagem.

Agora, e os maias? Os maias viveram bem antes da chegada dos espanhóis e sumiram do nada. Eles foram antecessores das outras sociedades pré-colombianas. Os espanhóis só acharam os seus restos arqueológicos, nem tiveram o prazer do extermínio. Os Maias construíram um império sensacional, com um alfabeto funcional, arquitetura avançada, enfim, eram mais evoluídos que qualquer outro povo. Mas, sumiram. Sumiram.

Eu não estranharia se, num futuro próximo, todos descobríssemos que os Maias eram alienígenas perdidos no nosso planeta. Que um dia eles vão aparecer com suas naves espaciais para provocar o Armagedom. Enfim. Concluo apenas que estes losers não tem o direito de dizer quando é que a terra vai terminar.

Não perca amanhã, se tudo der certo, a excepcional Retrospectiva anual do CH3, na voz marcante de Sergio Chapelin.

Comentários