Guia CH3: Como nomear uma cidade (ou um conjunto habitacional)

Você está viajando pela estrada sem saber para onde e nem quando vai voltar. E então, passa por aquela placa verde com os dizeres: “Bem Vindo a Murutinga – A Capital do Investimento Agrícola”. Talvez, a identificação da cidade esteja naquelas grandes letras brancas afixadas no centro da rotatória de acesso. Você se pergunta de onde vieram essas letras brancas, de onde vem este nome tão exótico, esta Murutinga para os nossos ouvidos.

O que é preciso para criar uma cidade? Eu não sei. Eu poderia consultar a constituição para dar uma resposta mais exata, mas esta não é a minha intenção. O fato é que cidades surgem a cada dia, a cada ano, nos mais diversos lugares da galáxia e imagino que com essa profusão de cidades, criar um município deva ser fácil.

No Brasil existem quase seis mil municípios e nenhum tem o nome repetido. Muitos deles são do tamanho do seu bairro, mas não importa. Eles estão lá, com sua bandeira, seu brasão, seu lema e seu criativo nome. Ou seja, para pedir a independência do seu bairro não basta um cavalo, um córrego, palavras de ordem, sangue, suor e lágrimas para derrotar o poder central que não vai gostar do seu levante. É preciso de criatividade.

Você pode muito bem dar uma de Guimarães Rosa e inventar palavras. Ou então, chamar sua nova cidade de “Harry Potter” ou “Tobinha Natural”, mas é provável que não pegue bem. As pessoas irão embora da cidade, envergonhadas. Por outro lado, elas se sentiriam atraídas por uma Serra da Vista Dourada. Então, para aumentar a estima dos seus soldados, digo, dos seus contribuintes, recorra aos métodos de nomeação já existentes.
- Utilize um nome indígena, mesmo que nenhum índio viva, ou jamais tenha vívido no território do novo município. Pegue um dicionário tupi e escolha uma palavra bonita. Ex: Taiobá, Calaoca, Jurutéia.
- Resolva que o lugar vai ser o “novo” alguma coisa. Mesmo que as pessoas da cidade não tenham nenhuma ligação com o antigo e nem sequer soubessem da sua existência. Dá um ar de modernidade. Ex: Nova Roterdã, Novo São João.
- Utilize a geografia. Marque dados da topografia junto com os pontos cardeais. Dá um ar de charme e (um quê de) mistério para a cidade. Ex: Planalto do Sul, Lagoa do Oeste.
- Utilize os clichês sobre riqueza ou beleza ao lado de um simpático “Vila”. Fará com que a cidade pareça um local acolhedor. Ex: Vila Bonita, Vila Rica, Vila Feliz.
- Utilize a religião. Pegue qualquer santo existente e misture com algum elemento natural. Ex: Santo Antônio das Palmeiras, Santa Ana dos Sábias.
- Misture tudo aleatoriamente. Ex: Santa Rita do Sul, Vila Rica dos Pardais, Roterdã do Leste, Nova Vitória de Santo Antão, Nova Vila Bela da Jurutéia do Sul, União do Planalto Bonito do Santo Leste.

No entanto, o mesmo não vale para um hipotético conjunto habitacional de vossa autoria. Se você resolver construir um residencial – seja do tipo casas de COHAB, seja do tipo que tem helicópteros fazendo a segurança – você deve dar um ar diferenciado de exclusividade, para satisfazer os brasileiros que vão atrás do sonho da casa própria. O rótulo é muito importante, igual aquelas latinhas coloridas de panetone.

Primeiro, escolha algum nome estrangeiro afrescalhados para o seu residencial. Coisas com Ville, Village, Belvedere, Maison, Resort, Park. No máximo, um Solar. Depois, escolha aleatoriamente algum elemento da fauna/flora local para fazer um contraponto. Escolha algo exótico como um Flamboyant, ou elementos nostálgicos como Ipês, animais locais como tuiuiús, morsas, lontras, antílopes ou ornitorrincos. Ou mesmo genéricos como “Água” e “Pedra”. O lado bom de escolher um genérico, é que facilita a nomeação das torres (atual nome dos antigos prédios), ou mesmo das ruas.

Então, faça a junção dos elementos.
Belvedere Das Palmeiras
Solar Dos Ipês.
Village Das Ametistas.
Capivaras Ville.
St. Ettiene Ville.
Flamboyant Resort.
Village Das Garças.
Solar Das Safiras.
San Juan Resort.
Solar Encontro das Águas.
Maison Dos Tuiuiús.
Fortaleza Dos Buritis.
St. Patrick’s Park.
Belvedere Das Fezes Humanas.

E então, ganhe dinheiro.

Comentários

Eduardo Doria disse…
Neste momento estou aqui na praia de Capa Novo, no condominio Village Saint Tropez.