15 minutos de fama

Se eu não me engano foi o Andy Warhol. Se não foi ele, foi um desses outros gays frasistas famosos que cunhou a imortal passagem: “No futuro todos terão os seus 15 minutos de fama”. Uma frase que é adorada por jornalistas discípulos de Pedro Bial, metidos a fazer textos inúteis com roupagens poéticas. Quando um vagabundo qualquer tem alguma aparição esdrúxula sempre vem um babaca falar “como já disse Andy Warhol...”.

Uma frase que, convenhamos, é bem retardada. Que porra de futuro é esse? E que todas as pessoas são essas? Nem por um caralho que todo mundo vai ter 15 minutos de fama um dia. A imensa maioria de nossa humanidade terá uma existência insignificante neste planeta e morrerá isolada, lembrada apenas por seus poucos familiares e amigos. E não venha me falar da simbologia da frase, ela é idiota e acabou.

Mas, enfim, eu não vou negar que algumas pessoas têm sim os seus minutos de fama. Não muitos, mas alguns. A prorrogação desses minutos dependerá exclusivamente da sua capacidade autopromoção, além de um pouco de sorte. Veja quantas pessoas não apareceram por aí em situações bizarras, que são entrevistas pelo Jô Soares e hoje vivem novamente no vácuo do anonimato? Heim?

Veja o caso do nosso saudoso Vinícius Gressana. Depois de estrelar um vídeo na internet, ele poderia ter vivido uma vida de esbórnia, curtição. Ter colecionado mulheres, carros, dinheiro, fama. Mas não conseguiu. Porque ele não conseguiu manter o seu marketing pessoal. E isso porque ele é publicitário.



Agora, vejam o caso de Geisy Arruda. Vocês se lembram quando foi que ela surgiu? Digo-vos que foi em outubro de 2009, ocasião na qual ela utilizou um vestido que causou a revolta de seus clérigos companheiros de faculdade na grande São Paulo. Desde então, e lá se vão mais do que dois anos, ela permanece por aqui. Aparecendo em festas, pré-estréias, revistas que revelam a idade e tudo mais. E o que ela tem feito?

E Luciana Gimenez? Uma ilustre desconhecida até o momento em que engravidou de Mick Jagger. Este filho já deve sair pra beber cerveja e mesmo assim ela continua nos seus 15 milhões de minutos de fama. Lá está ela, comandando um programa de televisão no qual a sua função é a de cometer gafes e fazer comentários óbvios.

Mas ninguém irá superar Adriane Galisteu. Ninguém. Jamais. Voltem no tempo e percebam sua trajetória. Ela era a namorada de Ayrton Senna e está aqui até hoje. Seus programas de televisão não duram mais do que poucos meses até o fracasso. Seus relacionamentos, com outros famosos, duram ainda menos. Mas até hoje ela está por aí, com suas aparições esporádicas e freqüentes.

Por estarão as panicats em 2020? Onde estão a Feiticeira, a Tiazinha? As dançarinas do axé? O cara que deu uns pegas na Madonna? Maldito Andy Warhol.

Comentários