Quem será o campeão brasileiro de 2011?

O Campeonato Brasileiro de Futebol termina no outro final de semana. Sim, sem ser nesse de agora, no outro. Uma competição marcada pela emoção, pelas incríveis derrotas dos favoritos e por momentos em que nenhum time parecia disposto a esquecer seu rosto. Digo, a conquistar o campeonato.

Os líderes se alternavam na disputa para conquistar a mais vexatória derrota, a mais vexatória seqüência negativa do campeonato. Perder pro América-MG? Que tal perder de goleada! E logo depois empatar com o Avaí, tomar sufoco do Ceará. Muitos dizem que é a prova da superioridade do campeonato brasileiro, tudo pode acontecer, tudo pode acontecer, não há favoritos, não há limites, mal existem regras.

De fato, tudo podia acontecer. Agora não. Estamos a duas rodadas do final do campeonato. Os times já têm seus futuros parcialmente definidos. A glória total, a glória parcial, o fracasso miserável, a mais pura lama o total esquecimento. Já sabemos que Corinthians e Fluminense estarão na próxima Copa Libertadores. Que América-MG e Avaí estarão rebaixados. E o resto?

A grande questão é saber quem será o campeão brasileiro deste ano. Para ter esta resposta sobre o futuro imponderável, consultamos ele: o Dínamo das Ponderações, o Major do Futuro, Pai Jorginho de Ogum.

Me dirigi até sua casa, local sagrado. Pedi licença para seus fãs que faziam vigília em frente a sua porta. Alguém me disse que eram apenas bêbados, mas eu me recuso a acreditar. Não bati na porta para entrar e encontrei-lo passando margarina em um pão. Olhei para ele com cara de desprezo e ele afirmou que sua manteiga havia acabado naquela manhã. Não acreditei na história e, quase chorando, Jorginho disse que realmente estava comendo pão com margarina.

Ele me perguntou o que eu faria ali. Eu respondi que era eu quem devia fazer as perguntas. Um silêncio se estabeleceu no local. Falei então do meu objetivo. Ele começou a palpitar que o Flamengo tinha um bom time. Interrompi-o, dizendo que não estava disposto a ouvir seus palpites. Queria suas previsões apenas. Além disso, o Flamengo não tinha mais chances de títulos.

Ouvi um copo se quebrando na sala. Marcão apareceu com lágrimas nos olhos. Disse que não era possível isso. Que o Flamengo era o melhor e que seria campeão. Mostrei a ele a tabela do campeonato. Tentei mostrar para ele que a matemática mostra que é impossível. Ele não entendeu. Desisti. Ele me disse que deixaram o Flamengo chegar e que na reta final o Mengão cresce. Que no final do campeonato nós conversaríamos, ele com a faixa no peito.

Jorginho de Ogum esfregou os dedos engordurados em sua túnica, também conhecida como roupa de viado velho. Com farelos de pão na boca, me levou até a sua cabine de previsões. Dissolveu uma colher de margarina num copo de canina 21 e mandou aquele líquido para dentro. Fechou os olhos, repetiu algumas palavras em sânscrito e começou a prever, digo, definir o futuro.

Começou a falar sobre o título. Em um vaticínio preciso ele disse: “Corinthians, Vasco ou Fluminense lutarão pelo título”, com as chances nessa exata ordem. Falou que o Corinthians até poderá ser campeão nessa rodada, mas que para isso, precisará lutar pela vitória.

Na disputa pela Libertadores, ele afirmou que Figueirense, Internacional, Flamengo e São Paulo disputarão as últimas duas vagas. Mas, não descarta a hipótese de que Coritiba e Botafogo podem ficar na briga. Ele disse que a disputa será acirrada e que os astros mostram que muita coisa poderá acontecer.

Quanto ao rebaixamento, Jorginho foi enfático: América-MG e Avaí disputarão a série B em 2011. Falei que todo mundo já sabia disso. Ele não pestanejou. Previu que o Atlético-PR irá acompanhá-los na disputa, assim como o Ceará, muito provavelmente. Mas, ele não descartou que o Cruzeiro possa estar lá, tal qual o Bahia e o Atlético-MG.

Ao final ele pediu licença para ir ao banheiro, onde provavelmente deve ter gorfado a cachaça com margarina. Me disse para que eu cobrasse suas previsões no dia 5 de dezembro. Falei que faria aquilo, deixando claro que é claro que eu não faria. Ele disse que era sério. Marcão disse para não esquecer da conversa, que no mesmo dia ele mandaria todo mundo chupar.

Comentários

Anônimo disse…
C O R I N T H I A N S

Tá na cara, Pai Jorginho de Ogum
Deixa de ter previsões inevidentes
xD