Podia ser pior

Se existe algo ruim de se fazer nesta vida, esta coisa é dar conselhos a alguém. Mas, podia ser pior. Você poderia ter que consolar alguém. E, de fato, não há nada pior do que consolar alguém. Ou há?

- Cara, meu hamster morreu.
- Cara, podia ser pior. Podia ter sido você.

Veja, não há o que ajudar. O fato de saber que se está vivo não diminuí a dor do hamster morto. Talvez, fosse melhor morrer para não sofrer. Não há nada, absolutamente nada que pudesse ser dito para melhorar a situação.
- Não fica assim, existem muitos outros hamsters no mundo.
- Vai passar, você vai ficar bem.
- Fica tranqüilo, era só um hamster, bicho feio.
- Calma, vai ter bolo.

Mas nada é pior do que falar que a situação poderia ser pior. Porque é claro que poderia ser pior. Toda e qualquer situação poderia ser pior do que a que aconteceu. Tudo pode piorar, sempre e a qualquer momento.

- Cara, eu fui assaltado.
- Podia ser pior.
- Mas eu perdi todo o meu dinheiro.
- Podia ser pior, você poderia não ter condições de se recuperar.
- Mas eu estou sem emprego.
- Podia ser pior, você poderia ter AIDS.
- Mas eu tenho. Eu e toda a minha família.
- Bem, mas você poderia ter sido estuprado pelo Kid Bengala, podia ser pior.
- Eu fui. Três vezes.
- Bem um elefante poderia ter te pisoteado.
- Adivinha.
- Mas... você poderia ter sido raptado por alienígenas que teriam feito experiências sexuais com você. Depois você acordaria numa banheira cheia de gelo sem todos os seus órgãos vitais, vendidos para a máfia russa.
- Pois é...
- Bem, você ainda é flamenguista né?
- É.
- De qualquer forma, você vai morrer logo, o sofrimento vai ser curto. Podia ser pior.

Comentários