O Pan na Record, ou, saudades do João Bobo

“Um ano antes das Olimpíadas os atletas brasileiros disputam os jogos pan-americanos. Contra atletas de Trinidad & Tobago, República Dominicana e atletas universitários dos Estados Unidos o Brasil dá espetáculo e consegui ali bater por pouco os juniores do Canadá. Com isso cria-se uma expectativa de que o Brasil irá arrebentar nas Olimpíadas do ano seguinte”. Paragráfo de abertura de “O Brasil nas Olimpíadas”, até hoje o texto mais lido da história do CH3.

CENA 1.
O presidente do Botafogo, Maurício Assumpção estava sendo entrevistado ao vivo no programa Bate-Bola da ESPN Brasil. O assunto era o racha no Clube dos 13 por conta da discussão sobre a venda dos direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro. A TV Record fazia uma proposta financeiramente melhor do que a TV Globo, mas muitos clubes preferiam assinar com os globais. Os motivos? Interesses políticos diversos. Mas ninguém falava abertamente sobre isso. Questionado pelos jornalistas sobre o assunto, Assumpção disse.
- Muitas emissoras não têm expertise.
Além de colocar a palavra expertise no dicionário setting, o presidente pareceu estar usando a suprema arte de enrolar as pessoas. O que raios era essa expertise? Isso não é verdade.

CENA 2
Thiago Pereira pula na piscina pan-americana. Seus adversários são fracos e ele deve ganhar a prova com um pé nas costas. E assim acontece. Ele vence a disputa facilmente, com um tempo quase 10 segundos acima da sua melhor performance. Uma prova morna, fraca. Menos para os narradores da Rede Record, que com exclusividade transmite a competição.
- Vai Thiago, um monstro! Um monstro! Deslizando na água em uma prova sen-sa-cio-nal!

Há muito tempo que a Record tem tentado superar a Globo em audiência. Para isso, contrataram profissionais, copiaram cenários e até mesmo os figurinos da Vênus Platinada (um sonho antigo. Utilizar esta Antonomásia). Sim, até as cores de camiseta, o blazer com o logo colorido.

Conseguiram sucesso com uma ou outra novela, principalmente quando essa novela não tinha seres peludos produzidos através de fantásticos efeitos especiais. Seu jornal continua desconhecido e recentemente entraram numa batalha esportiva. Tiraram as Olimpíadas da Globo. Também tentam adquirir o Campeonato Brasileiro, a Fórmula 1 e a corrida do saco.

A primeira grande transmissão roubada pela Record é a dos Jogos Pan-americanos de 2011. E ai entra a expertise. Entra tudo. Até agora a transmissão foi simplesmente pavorosa.

Colocaram um coitado para narrar Taekwondo. Sim, tá certo que o esporte é insuportável, mal dá pra entender o que é que está acontecendo nessa maldita luta. Mas que se chame alguém que entenda. Alguém que dê uma ajuda para o pobre do locutor. É melhor do que deixá-lo gritando.
- Olha lá! Grande luta heim. Tá emocionante. 5x5. Olha lá! A torcida vibra. 6x5 agora. Olha lá!

Os comentários primam pela falta de qualidade. Na falta de informação, sobra a empolgação ufanista. Provas medíocres são transformadas em épicos do esporte mundial. Conquistas irrelevantes se transformam em marcos da história brasileira. E as previsões otimistas? O Xuxa (não a Xuxa) chegou a prever “quem sabe os dois brasileiros não empatam e o Brasil leva dois ouros!”. Um fato raro nos tempos da moderna cronometragem. Algo comparável a ganhar dois sorteios da tele-sena com a mesma cartela.

E a mentira? Em certos momentos, eles brincam com a inteligência do telespectador. A brasileira está 10 segundos atrás da nadadora da frente e eles insistem em dizer “a brasileira tá na briga”. Sendo que a única chance de nossa compatriota seria se a nadadora da frente tivesse um mal súbito e se afogasse na piscina.

Galvão Bueno deve assistir essas transmissões e pensar “esses caras são exagerados! Eles gritam demais amigo! São nacionalistas demais! Haja coração!”.

Ou seja, temo pelo futuro do esporte brasileiro. Temo a possibilidade de que um dia a Record conquiste o direito de transmissão do Campeonato Brasileiro. Com o monopólio em suas mãos, eles poderão ser capazes de criar situações que nos deixarão com saudades do João Sorrisão.

Comentários

Thiago disse…
Se roubarem o campeonato brasileiro pode apostar que galvão estará lá também